Ceará

Retomada

O que muda em Fortaleza com o início da 1ª Fase da retomada econômica?

De acordo com o governo do estado do Ceará, nessa primeira fase poderão ser retomados até 82 mil empregos

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Essa primeira fase deve ter duração de 14 dias. - Foto: Mateus Dantas / Câmara Municipal de Fortaleza

Tem início hoje, 8 de junho, a primeira fase do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais em Fortaleza, que terá duração de 14 dias, anunciado pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT) e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). De acordo com informações divulgadas pelo governo do estado do Ceará, nessa primeira fase poderão ser retomados até 82 mil empregos.

Nessa fase, o governo do estado informa que os shoppings poderão funcionar das 12h às 20h. Já o comércio de rua poderá ficar aberto das 10h às 20h. No entanto, será necessário cumprir as medidas estabelecidas pelo Governo. As praças de alimentação dos shoppings, por exemplo, não terão suas mesas e cadeiras liberadas para o público neste momento.

O que funciona em Fortaleza

Nesta nova etapa do plano na capital cearense, todas as cadeias produtivas contarão com 40% dos seus empregados liberados para cumprirem suas funções de maneira presencial. São elas: construção civil; indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; esporte, cultura e lazer; comércio e serviço de higiene e limpeza; e comércio de outros produtos. A área da saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos, já´está autorizada a funcionar com sua capacidade total. 

Mesmo com o afrouxamento em algumas áreas, vale lembrar que o estado do Ceará inda está cumprindo decreto de isolamento social e que ainda seguem proibidas atividades religiosas, restaurantes com atendimento presencial, turismo e eventos, além de programações como cinemas, clubes e teatros.

Entenda o Plano de Abertura das Atividades Econômicas

O Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais teve início no dia 1º de junho e foi divido em quatro etapas: A Fase de Transição, e iniciou no dia 1º e que durou sete dias. A primeira fase que iniciou hoje, 8 de junho, e deve durar quatorze dias. As fases seguintes só serão implantadas de acordo com as avaliações das fases anteriores. A segunda fase está prevista para inicia no dia 22 de junho, a terceira fase no dia 6 de julho e a quarta fase está prevista para o dia 20 de julho.

Edição: Monyse Ravena