Coluna

Frente ampla deve ter único objetivo: derrotar Bolsonaro

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Quem defende a democracia precisa estar unido neste momento - Nelson Almeida/AFP
Para além de mobilizar as massas, precisamos unir todos os democratas e todos os antifascistas

Neste momento difícil em que enfrentamos uma pandemia da covid-19, vários países do mundo vivem uma crise de instabilidade política profunda. Instabilidade, em geral, gerada pelos seus governantes. 

Continua após publicidade

Assistimos os Estados Unidos viver um grande processo de mobilização popular da juventude, que não é apenas contra o racismo e contra o fascismo, mas também contra o próprio presidente Donald Trump

No Brasil vivemos uma situação semelhante. Jair Bolsonaro agrava a cada dia mais a nossa crise. Não há uma semana e nem um dia sequer em que o presidente não afronte a nação brasileira com seus atos, atitudes, falas, com as suas decisões gravíssimas que colocam em risco a nossa própria democracia e o nosso Estado Democrático de Direito.

Bolsonaro continua a tratar o coronavírus como se fosse uma simples "gripezinha". Apela à cloroquina, à hidroxicloroquina, ao enxofre, ao alho. Por último, distorcendo a fala de uma dirigente da Organização Mundial de Saúde (OMS), chamou novamente a população brasileira a voltar ao trabalho e a viver uma situação de normalidade dizendo erroneamente que os assintomáticos não transmitem a doença.

::OMS esclarece confusão e reitera que pacientes assintomáticos podem transmitir covid::

Jair Bolsonaro não tem sido a solução para o Brasil. Pelo contrário, tem se apresentado como o maior problema para o país. Fato que fez com que parte importante da população e da militância, principalmente jovens, nos últimos domingos fossem às ruas das capitais para dizer um basta à Bolsonaro e aos seus apoiadores. Estes, minoritariamente, também tomam praças, sobretudo aos domingos, levantando bandeiras, faixas e cartazes que pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e intervenção militar com Bolsonaro. O que vemos é um presidente não apenas passivo quanto essas ilegalidades, mas que apoia este tipo de ato. 

Portanto, é importante que continuemos no processo de mobilização popular. Precisamos reunir uma maioria da população brasileira, para que juntos possamos somar forças e dizer "chega de Bolsonaro!". Ele não apenas não está tendo capacidade de enfrentar a crise da covid-19, também não terá - como não tem - capacidade de enfrentar a crise política que se agrava a cada dia.

Se queremos ter esperanças de um Brasil melhor, que cuide da sua gente, enquanto a nossa economia se desenvolve, obviamente, com uma mão forte do Estado, temos que entender que isso não será possível com Bolsonaro a frente da Presidência da República. 

Para além da necessidade de mobilizar amplas massas no Brasil, precisamos unir todos os democratas, todos os antifascistas. É preciso maturidade, é preciso responsabilidade para fazer isso. Mas temos que entender a necessidade dessa ação. Formar uma frente ampla que tenha um único objetivo: defender a democracia, o estado de direito e dizer: "não, Bolsonaro, com você não é mais possível continuar". A partir daí poderemos ter perspectiva de dias melhores. 

::STF deve manter inquérito que investiga Bolsonaro por fake news, apontam juristas::

Os caminhos para isso estão postos. Temos mais de 30 pedidos de impeachment no Congresso Nacional e temos seis processos contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Processos graves que deixam o presidente desequilibrado, porque ele, mais do que ninguém, sabe que as provas sobre o quanto a sua campanha foi mentirosa e ilegal são robustas. Ele sabe que se elegeu na base das fake news

Portanto, reunir em frente ampla, hoje, todos os setores antifascistas da sociedade é fundamental para que possamos construir um futuro melhor para a nossa gente.

Edição: Raquel Júnia