Paraná

Solidariedade

Assentamento do MST doa mil quilos de alimentos a famílias de Luiziana, no Paraná

Próxima ação solidária vai acontecer neste sábado (20), em Londrina, com a doação de cerca de 30 toneladas de alimentos

Curitiba (PR) |
26 famílias de camponeses Sem Terra do assentamento Luz se uniram para doar mil quilos de alimentos a moradores da área urbana - Arquivo MST

A solidariedade e a partilha dos frutos da reforma agrária brotam, principalmente, dos pequenos municípios brasileiros. É o exemplo que vem da cidade de Luiziana, onde vivem pouco mais de sete mil habitantes, no noroeste do Paraná.

Lá, as 26 famílias de camponeses Sem Terra do assentamento Luz se uniram para doar mil quilos de alimentos (1 tonelada) a moradores da área urbana, nesta segunda-feira (15). As doações foram entregues à Assistência Social do município e vão atender famílias que enfrentam a fome neste período de pandemia do coronavírus.

Criado há cerca de 20 anos, o assentamento é território de produção de alimentos saudáveis e vida digna para cerca de 150 pessoas. A fartura das roças e hortas permitiu o envio de uma grande variedade de alimentos, como arroz, feijão, verduras e frutas.

Solidariedade Sem Terra

A ação faz parte da campanha nacional de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a população urbana, que acontece desde o início da pandemia.

No Paraná, mais de 100 acampamentos e assentamentos já participaram de iniciativas de doação. Ao todo, 183,390 toneladas de alimentos já foram entregues a famílias, associações de moradores e de materiais recicláveis, asilos, abrigos e hospitais. A próxima ação solidária vai acontecer neste sábado (20), em Londrina, região norte do estado, com a doação de aproximadamente 30 toneladas de alimentos.

Em Curitiba, cerca de 4.300 marmitas agroecológicas já foram doadas a pessoas em situação de rua e moradores de bairros da periferia da capital. As refeições são produzidas todas as quartas-feiras por militantes do MST e pessoas voluntárias, e levam produtos vindos de comunidades do movimento de várias regiões do estado. Também foram produzidas e distribuídas 400 máscaras de tecido.

Edição: Lia Bianchini