Bancos

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 16 de junho de 2020

Trabalhadores do Santander estão sujeitos ao cumprimento de metas inatingíveis para ser demitidos

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Trabalhadores do Santander estão sujeitos ao cumprimento de metas inatingíveis para ser demitidos

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foram alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (16), em inquérito sobre financiamento de manifestações fascistas e pró-ditadura. Ao todo foram 21 mandados, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e determinados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Entre os investigados estão o blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre, e o empresário Luís Felipe Belmonte, vice-presidente do novo partido de Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil.

No final da tarde, os principais parlamentares da base de Bolsonaro, como o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP) e Otoni de Paula (PSC-RJ), tiveram quebra de sigilo bancário determinada também por Moraes. O objetivo é comprovar os indícios de que os parlamentares financiaram atos antidemocráticos, o que é inconstitucional. Ainda nesta terça, Moraes determinou que várias redes sociais forneçam relatórios sobre monetização de páginas bolsonaristas

Ainda no jornal, acompanhe as informações sobre a primeira greve nacional de trabalhadores de aplicativos que vêm trabalhando em condições ainda piores em meio à crise econômica e pandêmica. A ação está prevista para no dia 1° de julho. Nesta terça, os sindicatos dos bancários de todo o país realizam manifestações para denunciar as arbitrariedades do banco Santander.

De acordo com Mario Raia,secretário de Assuntos Socioeconômicos e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), mesmo durante a pandemia, os trabalhadores recebem metas abusivas, que aumentam a cada dia. "Os funcionários estão sujeitos ao cumprimento de metas inatingíveis para que não sejam demitidos", denunciou o dirigente

Raia denuncia ainda que o banco havia assumido o compromisso de não realizar demissões durante a pandemia e que a cobrança de metas seria inclusive amenizada no período.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos