Paraíba

ACESSO

Podemos + | Cursinho gratuito pré-Enem tem inscrições abertas em João Pessoa

As inscrições começaram no dia 8 e vão até 22 de Junho

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card

O Cursinho gratuito pré-Enem Podemos + estará inscrevendo participantes até segunda-feira (22), em João Pessoa. São 40 vagas dirigidas aos alunos matriculados ou egressos de escolas públicas, de comunidades e das periferias da grande João Pessoa. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, com turno ainda a ser definido, no formato online, em decorrência da pandemia da covid-19.

As aulas deverão começar na primeira semana de julho e serão ministradas por professores voluntários, parte deles da rede pública de ensino, de grupos de extensão da UFPB, além de militantes de movimentos sociais.

Hellen Lima, coordenadora do Podemos+ João Pessoa, explica que o horário das aulas será definido de acordo com a disponibilidade dos alunos: “A gente liga para os alunos para ver a disponibilidade deles, se trabalham ou não, qual o tempo livre e como pode ser o deslocamento. E se surgir empecilho financeiro, a gente tenta custear as passagens”. Hellen informa que estão tentando também articular com algumas organizações e Ongs internet móvel para os alunos que se inscreverem.

Para se inscrever, os estudantes devem preencher um formulário disponível na página do Levante Popular da Juventude Paraíba. 
 


Reprodução / Foto

Rede de Cursinhos Populares

O Podemos + faz parte de uma rede de cursinhos populares nacional iniciada em 2014, construída pelo Levante Popular da Juventude. Na Paraíba, o curso acontece em três cidades: João Pessoa, Campina Grande e Queimadas. Na capital, teve início em 2019 em formato de aulões pré-Enem.

“Esse ano vivemos uma pandemia e isso nos dá grandes desafios. Somos um cursinho popular, direcionado a alunos da rede pública e alguns estudantes que moram nas periferias das cidades. E a gente tem essa dificuldade de como realizar as aulas se o acompanhamento presencial está impossibilitado devido a pandemia”, pondera Hellen.

Ela também destaca que a proposta não é apenas ser um cursinho preparatório para o ENEM: “A gente quer que os nossos estudantes ingressem na universidade e que a universidade se pinte de povo, mas o cursinho também é pautado na educação, nos modelos de Paulo Freire, de uma educação que pretende libertar as pessoas. Pretendemos formar os nossos estudantes para a Universidade e para Vida, a partir de uma visão que eles entendam as estruturas sociais que os prendem, que eles consigam através da educação, construir a luta o processo de libertação”, enfatiza Hellen.

Edição: Heloisa de Sousa