Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Geral

Educação

Weintraub revoga portaria que estabelecia cotas nos cursos de pós-graduação

Vagas eram destinadas a negros, pessoas com deficiência e indígenas

18.jun.2020 às 12h53
São Paulo (SP)
Igor Carvalho

Ameaçado no cargo, Weintraub pode ter tomado uma das últimas decisões à frente do Ministério - Foto: Reprodução

Naquele que pode ter sido um dos últimos atos de sua gestão, Abraham Weintraub, ministro da Educação, revogou a Portaria 13 da pasta que estimulava a destinação de cotas de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação das instituições federais de ensino superior.

A portaria havia sido publicada em 11 de maio de 2016, na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, pelo então ministro da Educação Aloizio Mercadante. A decisão de Weintraub foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18).

Para Marcelo Henrique Romano Tragtenberg, professor do departamento de Física e diretor administrativo da Secretaria de Ações afirmativas e diversidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), “nós perdemos um instrumento legal de indução das ações afirmativas. No entanto, as universidades tem autonomia para fazer essa afirmativa, tanto que antes da Lei de Cotas, já havia ações afirmativas na graduação.”

Em seu texto, a portaria determinava que as instituições federais teriam 90 dias para elaborarem uma política de inclusão de negros, pessoas com deficiência e indígenas na universidade. Havia, também, uma orientação para a formação de grupos de discussão sobre as medidas, para que elas fossem aperfeiçoadas.

Saiba mais.: Mais de 40% dos alunos do ensino superior privado afirmam que podem desistir do curso

Tragtenberg explica que, apesar de não impor a política de cotas, apenas recomendar, o texto era importante para amparar as medidas das instituições de ensino superior que caminham na direção da inclusão.

“Essa portaria, não sendo obrigatória e não determinando o prazo para que fossem feitas as ações afirmativas, ela deixava uma porta aberta para as universidades, mas era um instrumento legal e era utilizado na fundamentação de resolução das universidades sobre ações afirmativas na pós”.

Em 2022, quando a Lei de Cotas completa dez anos, haverá uma avaliação dos resultados da política no país. Tragtenberg afirma ser favorável a um adiamento dessa análise para 2026, já que a portaria, agora revogada por Weintraub, determinava a inclusão de pessoas com deficiência nas vagas por cotas.

Saiba mais.: Em derrota de Weintraub e Bolsonaro, Alcolumbre devolve MP das universidades

As instituições federais de ensino tem autonomia e independência para estabelecer políticas próprias de adoção de cotas para as vagas nos cursos de pós graduação. No início de junho, A Universidade de Brasília (UnB) aprovou cotas para indígenas, quilombolas e negros.

No texto em que revoga a portaria, Weintraub não apresenta motivações para a medida. O ministro da Educação está ameaçado no cargo e pode ser demitido ainda nesta semana.

Em sua conta no Twitter, o chefe da pasta da Educação já respondia aos seus seguidores em tom de despedida. Seus aliados no Congresso, como os deputados federais Carla Zambelli (PSL-SP) e Carlos Jordy (PSL-RJ) já publicaram tuítes lamentando a sua saída.

Editado por: Leandro Melito
Tags: abraham weintraub
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Opinião

50 anos do massacre contra o PCB: por memória, justiça e reparação

Dispersão forçada

Cracolândia: Tarcísio e Nunes estão aplicando ‘estado de exceção seguindo a linha do fascismo’, afirma sociólogo

São Paulo

Favela do Moinho amanhece novamente cercada pela PM e moradores aguardam reunião com governo federal

ancestralidade

No Rio, região da Pequena África é palco de evento que celebra a resistência e a tradição da cultura preta

sob ameaça

Nova privatização da Cedae: quem vai pagar a conta?

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.