Junho

São João em casa: cidades pernambucanas preparam transmissões on line de festejos

Lives, sites e campanhas de solidariedade fazem parte da festa em cidades como Recife, Caruaru e Arcoverde

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Cidades tiveram as festas canceladas para evitar alta de transmissão e direcionar recursos para combate ao coronavírus - Prefeitura Municipal de Petrolina

O São João é uma das festas mais tradicionais do nordeste brasileiro e, em Pernambuco, isso não é diferente. Mas este ano, os arraiais tiveram que se reinventar devido à pandemia e impossibilidade de reunir as multidões que frequentam as festas juninas. Assim, os municípios pernambucanos que costumam celebrar a festa irão fazer seus arraiais online para se conectar aos apaixonados pelas festividades juninas.

:: Artigo | Festas juninas do Nordeste: memória, tradição e da resistência cultural ::

O São João do Recife contará com duas Forroviocas que levarão apresentações volantes com 48 atrações para percorrer todas as regiões da cidade a partir desta terça-feira (23) até a terça da outra semana (29), das 18h às 22h. Também haverá uma missa no Morro da Conceição, transmitida pela internet, seguida de uma procissão sem público dos Santos Juninos até o Sítio da Trindade também nesta terça (23). Oito apresentações artísticas serão transmitidas no canal do YouTube da Prefeitura nos dias 23 e 29.

:: Editorial | O São João e o pulsar do coração ao som do forró ::

Na cidade de Caruaru, chamada de Capital do Forró, a Campanha São João Caruaru Solidário 2020 vai arrecadar fundos para a doação de cestas básicas ao setor produtivo do São João, que está sendo afetado diretamente com a impossibilidade da realização da festa no formato tradicional. A interrupção presencial dos festejos afetou mais de 6 mil trabalhadores diretos e 12 mil indiretos, entre artistas, artesãos, bacamarteiros, barraqueiros, serviços gerais e outros que atuam durante as festas juninas do município.

Quem tiver interesse em colaborar com alguma doação financeira ou com a arrecadação de alimentos pode acessar o site da campanha para conferir os pontos de arrecadação e a conta disponibilizada para a doação de valores.

:: Prato típico das festas juninas, aprenda a fazer canjica de milho ::

O município de Arcoverde também conta com uma campanha de solidariedade. A tradicional Caminhada do Forró vai realizar uma live solidária neste domingo (21), às 14h, em parceria com o Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar) e a Fundação Terra e a Associação de Sanfoneiros (Amucusar). A transmissão será feita pelo do canal do YouTube da Fundação Terra e pela página da Caminhada do Forró no Facebook

A campanha tem o objetivo de arrecadar doações para os artistas locais que costumam participar do evento e estão sofrendo as consequências da pandemia. Para doações financeiras, foi disponibilizada a conta:

COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde – CNPJ 11.434.117/0001-08

Banco do Brasil – Agência 0068-X/ Conta 28.304-5

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 98854-0661.

:: Festas juninas: tempo de colheita, partilha e tradições ::

Já o São João na Serra Negra, na cidade de Bezerros, o de Petrolina e o de Limoeiro foram cancelados pelas suas respectivas prefeituras, que anunciaram que os valores que seriam gastos com a festas serão realocados para a saúde pública, em razão da necessidade em investimento no combate à covid-19.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga e Vivian Fernandes