Paraíba

FESTAS JUNINAS

São João de Campina Grande traz lives com artistas: O São João de Campina em Casa

Programação será dias 23, 24 e 27 de jun; concurso de quadrilhas juninas foi suspenso e há proibição de fogueiras

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Esta é a 37ª edição da festa junina, que acontecia tradicionalmente de 5 de junho a 5 de julho. O evento foi adiado para outubro deste ano - Foto: Reprodução

‘Olha, seu menino, quem diria, o São João deste ano é virtual!?’ Famosa pelos grandes artistas e a festa junina mais bonita do mundo, com muito forró, xote e baião, este ano a Paraíba vai arrastar chinelo dentro de casa. 

A programação de lives do São João 2020 de Campina Grande será realizada pelo YouTube no canal O São João de Campina em Casa, nos dias 23, 24 e 27 de junho, com 21 artistas realizando shows virtuais. 

Na véspera de São João, dia 23 de junho, quem se apresenta é Elba Ramalho, Eliane, Walkyria Santos, Luka Bass, Biliu de Campina e Gitana Pimentel. 


Elba Ramalho / Foto: Reprodução

No dia 24, dia de São João, a live vai ser com Flávio José, Cavalo de Pau, Aduílio Mendes, Cascavel, Iohannes, Fabiano Guimarães e Felipe Warley e Fabrício Rodrigues

Já no dia 27 de junho, se apresentam Cavaleiros do Forró, Batista Lima, Ney Alves, Pedrinho Pegação, 3 do Nordeste, Stella Alves e Capilé.


Divulgação / Card

Além das apresentações de artistas nas lives, também será contada a história dos 37 anos de São João de Campina Grande com temas como quadrilhas juninas, gastronomia e música.

Os shows também terão o intuito solidário de arrecadar alimentos que serão doados à instituições de caridade do município, e também para os barraqueiros e ambulantes que dependem da renda do São João para subsistência. 

A transmissão será realizada a partir do jardim da empresa Medow Entretenimento. Não haverá participação do público no local e todas as medidas de proteção serão tomadas para garantir a segurança da equipe de produção e dos artistas.

Esta é a 37ª edição da festa junina, que acontecia tradicionalmente de 5 de junho a 5 de julho. O evento foi adiado para outubro deste ano. A decisão foi anunciada em março pelo prefeito da cidade, Romero Rodrigues. Com a medida, o evento in loco está previsto para acontecer entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro deste ano. O Ministério Público de Contas do Estado (MPC-PB) entrou com um pedido de medida cautelar para que seja suspensa a realização.

Quadrilhas Juninas

Os grandes eventos brasileiros de quadrilhas juninas deste ano foram cancelados. As quadrilhas formam, em seu entorno, uma cadeia produtiva que envolve costureiras, maquiadores, cabeleireiros, cenógrafos, motoristas, ambulantes, dentre outros. Estima-se que em 2019, só as quadrilhas movimentaram R$ 1,5 milhão. As festas de lançamento de temas já estavam marcadas, e algumas quadrilhas já estavam com figurinos e coreografias prontas.  

A quadrilha Moleka Sem Vergonha foi a campeã do concurso Paraíba Junino 2019 de Quadrilhas Juninas, que teve um total de 28 inscritas. 

“Estamos em casa ociosos e engordando. O que nos resta agora é fazer lives de vários tipos, com diretores, sobre troca de experiência com outros estados”, conta Mahatma Gandhi, presidente da Moleka Sem Vergonha há 20 anos. Ele não acredita que existirá São João em outubro:


A quadrilha Moleka 100 Vergonha foi a grande vencedora da XXII Edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, que aconteceu em 16/06/2019, na Pirâmide do Parque do Povo / Foto: sede.cg

“Quem é que vai para o parque do povo com perigo de pegar a covid-19? Não sabemos se quem pegou vai estar curado. E também temos familiares e amigos que faleceram com essa doença, então vamos rezar para que a ciência faça a parte dela. mas, será que vai haver clima, já que estamos com 54.000 mortos? Daí, descobre-se a cura, e a gente vai dançar no outro dia? Vai ter clima para São João?”

Ele pondera que se houver o São João em outubro a festa será diferente, sem shows de Quadrilha. “Meu recado é fiquem em casa, assistam as lives de forró com a sua família e aguardem porque quando isso passar as pessoas vão valorizar aquilo que não valorizavam, pessoas, quadrilha, família. A cabeça das pessoas vai mudar”, ressalta Mahatma.

Em abril, o Ministério Público de Contas do Estado (MPC-PB) entrou com um pedido de medida cautelar para determinar que a Prefeitura de Campina Grande suspenda qualquer ato administrativo que vise a realização do São João 2020. A representação foi encaminhada ao Ministério Público da Paraíba e ao Ministério Público Eleitoral. No documento, o MPC-PB argumenta que ainda não existem parâmetros seguros de saúde para a execução das festividades nos meses de outubro e novembro. Para o MPC-PB, o mais prudente seria cancelar os festejos.

Proibido acender fogueiras

O governador João Azevêdo sancionou projeto de lei que proíbe acender fogueiras em espaços urbanos no âmbito estadual enquanto perdurar a pandemia da covid-19. Quem não cumprir a lei poderá ser multado. A justificativa é de que o novo coronavírus afeta a capacidade pulmonar dos acometidos e pode evoluir para uma síndrome aguda respiratória grave.


Fogueira de São João / Foto: Reprodução Internet

O Ministério Público da Paraíba já havia expedido recomendação à Prefeitura de Campina Grande e de diversas outras cidades, para que proíbam as fogueiras e fogos juninos.

Alegria e Fique em Casa

Na página do evento @osaojoaodecampina um texto de saudações e acolhimento ao público do São João especial de 2020: "Hoje o céu não vai se encher de fogos, as bandeirolas coloridas não irão tremular e o som da sanfona não será ouvido no Parque do Povo. Hoje não terá a tradicional #partiupp. O cheirinho de milho verde assado também ficará pra depois. Mas, tudo isso vai passar e logo, logo estaremos juntos, dançando e curtindo essa festa, que é muito mais do que um evento. Faz parte da nossa cultura, faz parte da vida dos campinenses.
Temos a certeza que hoje estaríamos calçando as botas e colocando o chapéu para curtir O maior São João do Mundo, @osaojoaodecampina. Porém, enquanto tudo isso não passa, nos dias 23, 24 e 27 o nosso encontro vai ser na sua casa. Até lá!"

Edição: Heloisa de Sousa