Calendário

Em primeiro turno, Senado aprova adiamento das eleições municipais para novembro

Pleito ocorrerá nos dias 15 e 29 de novembro; PEC ainda passa por segundo turno de votação e vai à Câmara

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Votação do adiamento das eleições 2020 se deu em mais uma sessão remota do Senado durante a pandemia - Waldemir Barreto/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou, em primeiro turno de votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18/2020, que prevê o adiamento das eleições municipais deste ano. O texto chancelado pela Casa é um parecer do relator da matéria, Weverton Rocha (PDT-MA), que defendeu a postergação do primeiro turno do pleito para o dia 15 de novembro, enquanto o segundo turno deverá ocorrer no dia 29 do mesmo mês. Anteriormente, o calendário oficial previa os dias 4 e 25 de outubro, respectivamente.

A mudança ocorre por conta das incertezas ainda existentes no país em decorrência do alto índice de contaminação do coronavírus, responsável por mais de 52 mil mortes de brasileiros e pelo índice de mais de 1,1 milhão de infectados.   

A proposta contou com 67 votos favoráveis, oito contrários e apenas duas abstenções. A defesa do adiamento do pleito uniu as siglas PT, PSB, PSDB, DEM, PDT, PSL, Podemos e Cidadania, que orientaram suas bancadas a defenderem a proposta. Já os partidos PSD, MDB, Pros, PL, Progressistas, Republicanos e o líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), liberaram os correligionários para votarem conforme a opinião de cada um.  

A PEC 18 ainda deve passar por uma votação de segundo turno no Senado nesta terça à noite para possíveis ajustes no texto, que não deve ter o mérito alterado. Na sequência, a medida segue para avaliação da Câmara dos Deputados, onde também precisa de dois turnos de votação por se tratar de uma mudança na Constituição Federal.

Edição: Rodrigo Chagas