Paraná

COVID-19

Expostos, servidores públicos do estado exigem testagem de Covid-19

Deputado solicita que profissionais municipais e estuduais possam ter acesso a testagem

Curitiba (PR) I Porém.NET |
Sindicatos de servidores estão exigindo testagem em massa para as categorias - Bruno Concha/Secom

Longe de uma testagem em massa, o Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão de contaminados por Covid-19. E os números tendem a ser maior com a decisão de prefeitos e governadores de flexibilizar o isolamento social e expor trabalhadores ao contágio com o retorno às atividades. Por conta disso, sindicatos e políticos têm exigido que seja feito testes para identificar focos de coronavírus e isolar os trabalhadores.

A direção estadual da APP-Sindicato, por exemplo, notificou a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) solicitando uma reunião para tratar de questões relacionadas ao contágio e prevenção da covid-19 nas escolas da rede pública estadual. Entre as reivindicações, o sindicato quer a testagem dos profissionais envolvidos em trabalhos presenciais e a suspensão das convocações de professores e demais trabalhadores para todo e qualquer atendimento pedagógico.

No mesmo caminho, a autotestagem está sendo feita pelos agentes penitenciários do Paraná. Para o Sindarspen, “diante do aumento de casos de presos e servidores contaminados pelo coronavirus, o sindicato cobra testagem em massa. Muitos podem estar assintomáticos, aumentando o risco de uma disseminação em todo o sistema carcerário. Governo diz que testará apenas os que apresentarem sintomas”.

A preocupação também chegou à Assembleia Legislativa. O deputado estadual Requião Filho (MDB) encaminhou pedido ao governo do estado para que sejam adotadas medidas para testagem de servidores públicos, municipais e estaduais, que estejam trabalhando presencialmente.

“Estes trabalhadores, mesmo sem qualquer relação de trabalho com a área da saúde, são diariamente colocados em risco, por não terem acesso a Equipamentos de Proteção Individual adequados, conforme prevêem as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS”, comenta Requião Filho.

Contaminação

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no sábado (20) 880 novas confirmações e nove mortes pelo novo coronavírus. O acumulado de casos é de 13.662 e 428 mortos em decorrência da doença. 324 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19.

Edição: Gabriel Carriconde