democracia

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 23 de junho de 2020

Senado aprova parcialmente adiamento das eleições municipais

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Interromper a rotina eleitoral seria muito preocupante

O Senado aprovou em primeiro turno nesta terça (23), a Proposta de Emenda à Constituição que adia eleições municipais para novembro. As eleições marcadas para os dias 4 e 25 de outubro (primeiro e segundo turno respectivamente), passariam para 15 e 29 de novembro. 

Contra propostas de prorrogar os atuais mandatos municipais e realizar eleições gerais só em 2022, defendidas por alguns parlamentares da direita, dezenas de entidades vêm defendendo a essencialidade da votação em condições sanitárias seguras, com a campanha Eleições Seguras – Democracia é atividade essencial

Flávia Pellegrino, secretária-executiva da organização Pacto pela Democracia, que iniciou a campanha, manter as eleições é importante diante de cada vez mais ações contra a democracia no país: "Interromper essa rotina eleitoral, que é tão valiosa e justamente nesse momento que a democracia já sofre ataques graves e sistemáticos, seria muito preocupante sob o risco de abrir precedentes que são bastante indesejáveis a qualquer momento e muito menos agora”.

Com o objetivo de localizar Márcia Oliveira de Aguiar, esposa de Fabrício Queiroz, membros do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) realizaram buscas na casa de familiares dos investigados na manhã desta terça-feira (23).

A ação ocorreu em Belo Horizonte e contou com apoio da Polícia Militar. Márcia está foragida desde a última quinta (18), quando Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, foi preso em Atibaia, interior de São Paulo. 

Confira todos os destaques no início do jornal. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos