Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Pandemia

Sobral entra na segunda semana de isolamento social rígido

Sobral registra 5.673 casos confirmados de covid-19 e um total de 204 óbitos, de acordo com dados do IntegraSUS

24.jun.2020 às 18h36
Fortaleza (CE)
Celso Aquino

Em Sobral a ocupação de leitos de UTIs é de 87% - Divulgação

Com o avanço da pandemia de coronavírus no interior do Ceará, o governador, Camilo Santana (PT) decretou no domingo, 21, a prorrogação do isolamento social rígido, ou lockdown, por mais uma semana na Zona Metropolitana de Sobral. O prefeito, Ivo Gomes (PDT) expediu decreto municipal ratificando o decreto do governador. A cidade de Sobral registra 5.673 casos confirmados de covid-19 e um total de 204 óbitos provenientes da doença, de acordo com os últimos dados da plataforma IntegraSUS. O Ceará chegou a 99.302 casos confirmados, tendo 5.742 óbitos em decorrência da doença.

Para Marcos Ximenes Frota, integrante da Rede Nacional de Médicos Populares e médico plantonista da Clínica Médica do Hospital de Campanha Dr. Alves, em Sobral, a decisão pelo endurecimento do isolamento social na cidade foi baseada no alinhamento com o governo estadual e as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de cientistas que atuam para diminuir o impacto da pandemia de coronavírus. Segundo Marcos, há uma mudança na origem dos pacientes internados em Sobral. “Hoje, a grande maioria é oriunda de cidades de pequeno porte e da zona rural. Zonas habitualmente desassistidas pelos serviços de saúde, por tanto, mais suscetíveis aos agravos ocasionados pela covid-19”.

Procurada pelo Brasil de Fato, a Prefeitura de Sobral apresentou dados elaborados pelo professor da Universidade Federal do Ceará, Soares Júnior, especialista em Física Estatística, em que projetava 17.047 casos de coronavírus se não houvesse sido decretado o isolamento social. Também faz parte do acompanhamento científico, o médico e professor de epidemiologia, Antônio Lima Neto, representante do Ceará no Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Ainda segundo a Prefeitura, na última semana houve uma estabilização dos casos de contaminação no município, reflexo das medidas de isolamento social rígido. “No momento, estamos com aproximadamente 87% de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Diante do descaso do Governo Federal com a pandemia e das restrições orçamentárias impostas ao Sistema Único de Saúde (SUS), Sobral vem absorvendo bem o impacto da covid-19. Nossa letalidade é de 3.8%, menor do que os 4.7% da média nacional”, relatou Marcos Ximenes Frota.

Isolamento social rígido

No decreto, fica proibida a circulação de pessoas em espaços públicos, tais como: parques, praças e calçadões, admitida apenas a circulação em casos de deslocamentos para atividades liberadas; a suspensão da operação do serviço metroviário na Região Metropolitana de Sobral; além do controle de circulação de veículos particulares; controle da entrada e saída de veículos em todo o município e o dever especial de permanência domiciliar. 
 

Editado por: Francisco Barbosa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SOLIDARIEDADE

Posse da ministra das Mulheres vira ato de apoio a Marina Silva

60 KM/H

SP registra falta de luz e queda de árvores após rajadas de vento; pelo menos duas pessoas ficaram feridas

TRABALHO

Brasil registra saldo de mais de 257 mil novos empregos em abril

PL DA DEVASTAÇÃO

Ataques a Marina Silva visam aprovação de PL que admite retrocessos ambientais às vésperas da COP30, avalia professor

ATAQUES MISÓGINOS

‘Quem tem compromisso com questão ambiental vira alvo dos negacionistas’, diz ambientalista sobre ataques a Marina Silva

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.