Ceará

São João

São João do Dragão do Mar acontece neste sábado, 27, com programação online

A programação contará com apresentações musicais, aula de dança, receitas de comidas típicas e muito mais

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A iniciativa faz parte da programação do portal Cultura Dendicasa, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). - Foto: Divulgação / GOVCE

Mesmo sem os grandes festejos juninos que tomam conta das ruas por conta do coronavírus, este ano o São João não passará despercebido. Neste sábado, 27, a partir das 17h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibirá em seu canal no youtube, o “São João do Dragão”. A iniciativa faz parte da programação do portal Cultura Dendicasa, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) que reúne conteúdos digitais que foram selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”.

A programação do “São João do Dragão”, contará com apresentações musicais, literatura de cordel, danças típicas, histórias dos festejos no Nordeste, receitas de comidas típicas e muito mais. A ação tem direção de Gustavo Portela, e será apresentada pela atriz e bonequeira, Maria Vitória. A música ficará por conta da cantora, Juliana Roza, e os artistas João do Crato e Juruviara. O bailarino e professor, Éder Soares dará uma aula de demonstração de danças típicas. O escritor, Klévisson Viana recitará cordel em homenagem ao seu irmão e cordelista, Arievaldo Viana.

A historiadora, Cícera Barbosa, falará sobre a chegada dos festejos ao Nordeste. Além disso, também serão apresentadas curiosidades sobre a origem da tradição da fogueira.

Cultura Dendicasa

Seguindo a programação junina, já está disponível na plataforma Cultura Dendicasa o vídeo “Bastidores do São João: Entendendo a dinâmica do Casamento Matuto”, onde o agente e produtor cultural, Rafael Trajano apresenta, de forma didática, os quesitos avaliados no julgamento dos casamentos matutos, nas quadrilhas juninas no estado do Ceará. A apresentação é feita a partir de experiências vividas por Rafael durante sua trajetória junina.
 

Edição: Monyse Ravena