Minas Gerais

RÁDIO

Programa Brasil de Fato entrevista secretário do Conselho Municipal de Saúde de BH

Edição também abordou remoção de famílias em Itabirito por causa de barragens da Vale e a greve dos entregadores

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Mobilização dos entregadores mineiros em greve nacional da categoria também foi destaque nesta edição - Divulgação Entregadores

Desde a última segunda-feira (29), a capital mineira voltou ao fechamento total do comércio, com exceção para aqueles considerados essenciais. A decisão do prefeito Alexandre Kalil, aconteceu após um boom de ocupação dos leitos de UTI em Belo Horizonte, em decorrência da doença. Nesta edição você confere uma entrevista com o secretário-geral do Conselho Municipal de Saúde e médico da família Bruno Pedralva, que fala sobre a atual situação da capital diante do vírus.

A onda de manifestações dos entregadores por aplicativo, que invadiu o país nesta quarta-feira (1) também foi destaque nesta edição. Por direito à alimentação, seguro de roubo, acidente e vida. Essas são algumas das reivindicações que fizeram mais de 12 mil entregadores saírem às ruas da capital mineira. Por todo o Brasil, a categoria denunciou as condições precárias de trabalho.

Também nesta quarta, 16 famílias de Itabirito foram desalojadas pela Defesa Civil de Minas Gerais por causa da ampliação da Zona de Auto Salvamento das barragens do Complexo Fábrica, da mineradora Vale. Duas das cinco estruturas estão em alerta para risco iminente de rompimento. O Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAM, alerta que empresas tem se aproveitado do período da pandemia para avançar sobre territórios que interessam às mineradoras. 

E se você teve o seu auxílio emergencial negado, mas atende a todos os critérios para acessar o benefício, fique ligado! No programa, o advogado popular Jonathan Hassen explica como você pode recorrer da decisão do governo e garantir a sua renda. 

Edição: Amélia Gomes