contra a covid

Ação de solidariedade do MST do Paraná arrecada mais de 12 toneladas de alimentos

Campanha atendeu cerca de 590 famílias moradoras de Maringá, Sarandi, Loanda e Santa Is

São Paulo |
Mais de 12 toneladas de alimentos foram entregues a famílias atingidas pelo coronavírus no Estado. - Breno Thomé Ortega

A campanha de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Paraná distribuiu no último final de semana (27 e 28), mais de 12 toneladas de alimentos para famílias atingidas pelo novo coronavírus no Estado.

A ação atendeu cerca de 590 famílias moradoras de Maringá, Sarandi, Loanda e Santa Isabel do Ivaí. Entre os kits entregues haviam itens como arroz, feijão, fubá, açúcar mascavo, melado, mandioca, coco, batata doce, milho, hortaliças, limão, abacate, abacaxi, laranja, mamão, leite, chuchu, maracujá, pães e ovos. A maioria deles produzido de forma agroecológica.

Uma das beneficiadas pela ação foi Milena Santos Souza, de 24 anos, que, assim como o marido, está desempregada há 3 meses. “O dinheiro que a gente recebe do auxílio [emergencial] não é o suficiente pra fazer compra, comprar fralda, lenço, pomada, remédio e pagar todas as contas. Ou é uma coisa, ou outra. Ou a gente paga as contas, ou a gente compra comida”, desabafa. 

Pedro Faustino, integrante da coordenação do MST, afirma que solidariedade faz parte da história e cultura do movimento e que num momento de pandemia, torna-se ainda mais importante. Mas também destaca que para além do apoio comunitário é necessário seguir a luta pela terra.

“Nós entendemos que a população sofre com a covid-19, mas já vinha sofrendo com a ausência de uma política agrícola. Por isso acreditamos que a reforma agrária seja mais do que nunca necessária e urgente.” afirma o dirigente.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho