Ceará

covid-19

Fortaleza inicia a terceira fase do plano de retomada da economia

Mesmo com a reabertura, o decreto de isolamento social foi renovado por mais sete dias

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A terceira fase da retomada da economia se inicia no momento em que o estado do Ceará chega a 122.477 de casos confirmados de covid-19. - Foto: Ascom Casa Civil e Tatiana Fortes

A capital cearense inicia hoje a terceira fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, com o Decreto Estadual 33.645, publicado no Diário Oficial no último sábado (04), mas com algumas restrições como lembra o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) como, por exemplo, os bares e barracas de praia continuam sem funcionar; já os restaurantes podem abrir ao público, mas somente durante o dia, das 9h às 16h. Vale lembrar que, mesmo com essa reabertura, o decreto de isolamento social foi renovado por mais sete dias, com isso, o uso de máscaras continua sendo obrigatório em todo o estado.

Em transmissão ao vivo feita pelas redes sociais, Camilo Santana ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT) informou que a cidade de Fortaleza libera o uso de espaços públicos para atividades físicas individuais, sem aglomeração, como praias e calçadões, mas com o uso máscaras obrigatório. Já as atividades religiosas podem ser realizadas respeitando a lotação presencial máxima autorizada de 50% da capacidade total.

Outra mudança com o início da terceira fase, de acordo com informações divulgadas no site do Governo do Estado do Ceará, é o funcionamento de 100% algumas cadeias de produção como, por exemplo: comércio de têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; indústria e serviços de apoio; artigos do lar; cadeia agropecuária; cadeia moveleira; tecnologia da informação; logística e transporte; comércio e serviços de higiene e limpeza; e cadeia automotiva.

O serviço de transporte intermunicipal de passageiros no estado, regular e complementar volta a funcionar a partir do dia 10, respeitando as orientações das autoridades da saúde relativas à prestação do serviço e atendendo a alguns critérios como: medição da temperatura dos passageiros; limpeza e desinfecção obrigatórias dos veículos; priorização da venda de passagens pela internet ou meios digitais; uso obrigatório de máscaras; entre outros.

Já sobre a retomada do esporte no estado, os clubes de futebol que estão na fase final do Campeonato Cearense 2020 estão liberados para treinos, mas as partidas ainda não têm datas definidas para acontecer.

Macrorregiões
De acordo com o Governo do Estado do Ceará, o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais também está sendo implementado em outras regiões do estado. Os municípios da Macrorregião da Grande Fortaleza avançam agora para a segunda fase; Macrorregiões do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe avançam para a fase 1. Já as Macrorregiões Norte e Cariri permanecem na fase de transição, lembrando que as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Sobral e Tianguá seguem em isolamento social rígido por mais sete dias.

Coronavírus no Ceará
A terceira fase da retomada da economia se inicia no momento em que o estado do Ceará chega a 122.477 de casos confirmados de covid-19, com um total de 6.481 óbitos e 96.699 casos recuperados, segundo os últimos dados divulgados pela plataforma IntergraSUS. Fortaleza ainda é a cidade que lidera os números de casos confirmados no estado, com 37.037.

Edição: Monyse Ravena