Dados

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 6 de julho de 2020

Tecnologia de reconhecimento facial no Metrô de São Paulo é questionada por entidades da sociedade civil

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
É uma invasão de privacidade massiva 

Em São Paulo (SP), licitação do sistema de câmeras com reconhecimento facial, no valor de mais de R$ 58 milhões, já está em andamento no Metrô. O sistema é criticado por entidades da sociedade civil e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Entidades como o IDEC, Intervozes e Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos prometem recorrer à Justiça para barrar a licitação, por entenderem que o sistema viola o direito à privacidade e pode ser discriminatório.

O coordenador executivo do Intervozes, Pedro Ekman, afirma que as consequências para a privacidade da população tendem a ser devastadoras com essa tecnologia, que segundo ele, onde foi implementada tem mostrado falhas e um viés discriminatório.

"A gente vê com muita preocupação essa implementação de tecnologia de reconhecimento facial no Metrô de São Paulo porque é uma intrusão, uma invasão de privacidade massiva pra população. O Metrô também não deve estar prestando atenção nos riscos ao instalar esse tipo de tecnologia que costuma reconhecer erroneamente pessoas, geralmente negras, incriminando-as de maneira equivocada. Várias empresas como Amazon e Microsoft estão deixando de fornecer essa tecnologia, dada a insegurança jurídica que elas têm diante da quantidade de indenização que pode ser pedida com esse tipo de conduta", diz Ekman. 

O Brasil continua sem comando no Ministério da Educação. O Secretário de Estado da Educação do Paraná, Renato Feder, declinou o convite de Jair Bolsonaro para chefiar a pasta. 

Renato Feder é o segundo nome apresentado por Bolsonaro para substituir Abraham Weintraub que deixou a pasta e o país no fim de junho, quando passou a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito sobre atos contra a democracia.

Confira também no Jornal Brasil Atual, a situação em relação à demissão sem aviso prévio de cerca de 200 professores da Universidade Cruzeiro do Sul.
 

Ouça todos os destaques do jornal no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos