Pernambuco

CORONAVÍRUS

Pernambuco registra segunda pior semana de contágio da Covid-19

Mesmo com aumento nos casos, Plano de Convivência segue com medidas de reabertura no interior e na região metropolitana

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Grande parte do estado está na 5ª etapa do Plano de Convivência criado pelo Governo do Estado para a reabertura gradual das atividades econômicas - Edmar Lyra

No período de 29 de junho a 05 de julho, Pernambuco teve a segunda semana com maior número de contágio desde o início da pandemia, esta foi a 17ª semana de disseminação interna do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no estado, sendo a 26ª no Brasil. Em contrapartida, o estado dá início à 5ª etapa do Plano de Convivência criado pelo Governo do Estado para a reabertura gradual das atividades econômicas.

Na última semana, o estado registrou 7.022 novos casos de covid-19, aumento de 1.028 casos (+17,1%) em comparação à semana anterior; foram registradas 392 novos mortos, queda de 125 em comparação à semana anterior; e 4.612 pessoas se recuperaram da doença ao longo da semana. Os números fazem da semana em questão, a 2ª pior semana de contágios de todo o período pandêmico no estado. Contabilizando os dados de todas as 17 semanas, foi possível constatar que o estado alcançou 65.129 pessoas contaminadas, das quais 5.143 (7,9%) morreram; mais de 15 mil (23,7%) seguem em tratamento, seja ele hospitalar ou domiciliar; e outras 44.568 (68,4%) estão recuperadas.

A partir desta segunda-feira (6), entram na 5ª etapa do Plano de Convivência todos os municípios da Macrorregião I, entre eles estão Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife e Limoeiro, Goiana, Carpina e Bom Jardim, na Zona da Mata Norte. Nesta etapa devem ser retomados os serviços de escritório (50% da capacidade); e o comércio, vistoria e aluguel de veículos (100% da capacidade). 

Depois de dez dias em isolamento social rígido por determinação do governo, os municípios de Caruaru e Bezerros, localizados no Agreste, tem uma flexibilização das medidas e retornam para a 2ª etapa do Plano de Convivência devido a um aumento no isolamento. Com isso, será permitido o retorno do comércio atacadista. Assim, eles acompanham os outros municípios que compõem a Macrorregião II, como Garanhuns, Caetés, Brejo da Madre de Deus, Pesqueira, Toritama, Lajedo, entre outros.

De acordo com a assessoria do Governo do Estado, como resultado das restrições o município de Caruaru conseguiu aumentar seu índice médio de isolamento social de 35%, para 50.2%. Já Bezerros, que mantinha um distanciamento médio de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%; Esses dados foram apurados pela empresa de georreferenciamento Inloco.

Já as macrorregiões III e IV seguem na etapa 4, isso inclui as cidades de Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. No entanto, em Cabrobó, localizado no Sertão do São Francisco, o prefeito Marcílio Cavalcanti, publicou na última sexta-feira (3) o decreto 14/2020 que estabelece medidas mais restritivas de enfrentamento do Covid-19.

Assim, ficaram proibidos eventos e reuniões de qualquer natureza; foi suspenso o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços; bem como o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e um toque de recolher das 20h às 5h. Essas medidas devem permanecer até o dia 15 de julho e podem ser prorrogadas.

Edição: Vanessa Gonzaga