Números da pandemia

Brasil mantém pior cenário de crescimento da covid-19 e registra 1.254 mortes em 24h

Números continuam crescendo em todas as unidades da federação. Doença já causou a morte de mais de 66 mil brasileiros.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Aglomerações seguem comuns nas cidades brasileiras, mesmo com avanço da covid - SECOM/ Salvador/ Fotos Públicas

Os dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass) mostram que os registros de casos do coronavírus no Brasil aumentaram em 45.305 em 24 horas. Desde que a covid-19 foi detectada pela primeira vez no país, 1.668.589 pessoas foram infectadas. Com os números coletados entre segunda (06) e terça (7), o país volta a apresentar os piores cenários do mundo todo no período de um dia. 

Casos de covid entre agentes de saúde disparam e alertam exposição dos trabalhadores

Ainda segundo o Conass, o número de óbitos por causa da doença até agora é de 66.741. Desse montante, 1.254 foram registrados somente entre o primeiro e o segundo dia útil desta semana. Em todo o mundo são mais de 540 mil casos fatais. O Brasil é o segundo com mais registros de mortes e casos.

Reabertura de bares e restaurantes deve agravar pandemia no Brasil, avalia médico

A taxa de letalidade da doença está em 4%. Os estados com índices mais graves continuam sendo Rio de Janeiro (8,8%) e Pernambuco (7,9%). Em número absolutos, São Paulo é o que mais tem casos, com 332.708 pacientes desde o início da circulação do vírus no país, seguido do Ceará, que já registrou 124.962 infectados. 

São Paulo segue Rio de Janeiro e autoriza reabertura de bares e restaurantes

Nesta terça-feira (07), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou o alerta de que o pico da pandemia no mundo não foi atingido, embora alguns países tenham feito progressos em conter o número de mortes. Novamente ele demonstrou preocupação com o continente americano.

"As divisões serão uma vantagem para o vírus, não somente no Brasil, mas em toda a América Latina e América do Norte (...) estamos preocupados"

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em comércio, templos e igrejas

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas