Ceará

Ilegalidade

Sem representação estudantil, UFC aprova proposta para retomada das atividades

Minuta da Proposta Pedagógica Emergencial (PPE) para retomada das atividades de ensino foi aprovada na reunião do CEPE.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
"Reunião do CEPE sem um dos segmentos da comunidade universitária constitui uma ilegalidade e um ataque à democracia universitária." - Foto: Gabriel Jabur / MEC

Em moção de repúdio publicada hoje (08) em seu site, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), afirma que “A realização da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) sem um dos segmentos da comunidade universitária constitui uma ilegalidade e um ataque à democracia universitária, pois contraria frontalmente o princípio da gestão democrática e colegiada das instituições de ensino superior, definida na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB)”.

O CEPE, de acordo com a ADUFC, tem representação da reitoria (reitor, vice-reitor e pró-reitores), das unidades acadêmicas – que também representam os professores – e dos discentes, que não tiveram representação na última reunião realizada no dia dois de julho e que aprovou minuta da Proposta Pedagógica Emergencial (PPE) para retomada das atividades de ensino.

No dia seguinte, três de julho, a ADUFC realizou uma assembleia geral na qual os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovaram discutir a possibilidade de entrar em greve. O motivo? As ações antidemocráticas por parte da reitoria da UFC como, por exemplo, a reunião do CEPE sem representação estudantil. Outros pontos também foram debatidos durante a assembleia geral como a aprovação ilegal da PPE, a vinculação das atividades às plataformas privadas, a tentativa de retorno presencial por meio de portaria e a decisão do CEPE pela continuidade do semestre 2020.1, aprovada em reunião ilegítima, afirma a ADUFC.

Outra assembleia geral extraordinária está marcada para acontecer nesta sexta-feira (10), a partir às 15h, pela web.

Edição: Monyse Ravena