Pandemia

Mais de 71 mil pessoas já morreram de covid-19 no Brasil

Mais de 39 mil novos casos foram computados nas últimas 24h; o número total de infectados é de 1,8 milhão de pessoas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo a OMS, são mais de 12 milhões de pessoas contaminadas no mundo desde o início da pandemia da covid-19 - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus causou a morte de 71.469 brasileiros, segundo monitoramento do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). As informações atualizadas na noite deste sábado (11) apontam que 1071 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas.

De acordo com dados das secretarias de saúde, 1.839.50 milhão de pessoas foram infectadas pela covid-19 no país até o momento. Entre quinta e sexta-feira dessa semana, 39.023 novos casos foram confirmados. A taxa de letalidade é de 3,9%.

O estado de São Paulo segue concentrando o maior número de contaminações e óbitos causados pela doença respiratória, e registra 366.890 diagnósticos positivos e 17.702 óbitos. 

Ceará aparece em seguida, com 135.945 contaminações e 6.853 vítimas fatais. Já o Rio de Janeiro é a terceira unidade da federação no ranking dos estados com mais casos, com 129.675 infecções, e está em segundo em relação ao número de óbitos, com 11.406 mortes. 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas