sintonize

No ritmo do rock, Radinho BdF mostra que paixão pela música não é questão de idade

Roqueiros mirins contam de onde veio o gosto pelo estilo musical que coleciona inúmeros fãs pelo mundo

Ouça o áudio:

Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho - Foto: Markus Spiske/Unsplash

“Rock não é música para criança.” Você já ouviu essa frase por aí? Se a resposta for “sim”, vale adiantar que não tem nada de verdadeiro nela. E é isso que o Radinho BdF desta quarta-feira (15) vai provar pra você. 

Para comemorar o Dia Mundial do Rock, celebrado na última segunda-feira, 13 de julho, convidamos a criançada para contar sobre sua paixão pela música e, é claro, por esse ritmo que coleciona inúmeros fãs pelo mundo todo. 

Entre eles estão a Ana Clara, que mora em Atalaia, no estado de Alagoas e o Gabriel Macedo, de São Paulo. 

Quem também disse que é ama rock foi o Caio Pugliesi, que mora em São Paulo. Ele é apaixonado pelos Beatles. A influência vem de família. O Caio contou que seu pai tinha uma banda de rock. Mas o gosto familiar pelo gênero musical é ainda mais antigo, uma herança do avô.  

E essa história do rock vem mesmo de longe. Ela começou a ser escrita lá pela década de 1940. Quem explica é o educador Gustavo Giacomelli. Ele também conta que, diferente do que muita gente pensa, rock não é só guitarra. E tem ainda uma curiosidade: a palavra “rock” é, na verdade, uma abreviação de rock and roll. Você sabia? 

Na contação de histórias, o Juanma Cuentero, do grupo Contadores do Sótão, convida para uma viagem até Londres, na Inglaterra, para apresentar o garoto Freddie, que viria a se transformar em uma lenda do rock. 

E já que esta edição do programa é musical, o plantão Ciranda Cirandinha também entra no ritmo. Caroline Alves e Wellington Candido, do projeto Brincantes em Ação, apresentam “A Música do Trem”. Então, prepara o espaço, que o trem vai passar.

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Geisa Marques