Rio de Janeiro

TECNOLOGIA

Plataforma mapeia casos e óbitos da covid-19 na cidade do Rio pelo CEP

Em cinco dias o "Covid por CEP” alcançou 100 mil usuários; Leme, na zona Sul, concentra maior número de óbitos da cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O "Covid por CEP" utiliza bancos de dados públicos, da prefeitura do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde - Foto: reprodução

Uma nova ferramenta desenvolvida pelo jovem urbanista Thales Mesentier promete ajudar o governo municipal do Rio de Janeiro no combate à pandemia da covid-19. O “Covid por CEP” é uma plataforma que oferece um mapa espacial dos casos da doença na capital fluminense baseado no código postal.

Os casos identificados são atualizados diariamente e baseados no levantamento da Prefeitura e do Ministério da Saúde. O site permite que o usuário navegue a partir do CEP ou clicando nas áreas de calor distribuídas no mapa do município. As cores dos círculos indicam se o local tem muitos ou poucos casos da doença e um círculo ao redor mostra os CEPs que registraram óbitos. 

Segundo reportagem do jornal Extra, publicada na última terça-feira (14), o bairro do Leme tem o logradouro com maior número de óbitos registrados entre todas as ruas e avenidas localizadas na Zona Sul da capital. De acordo com o Extra, ao todo, foram oito registros referentes à Rua Gustavo Sampaio. 

Leia também: Ministério Público investiga denúncia trabalhista em demissões da Cia. Deborah Colker

A ferramenta está disponível desde a semana passada. De acordo com o idealizador da iniciativa, Thales Mesentier, em cinco dias, o "Covid por CEP” alcançou 100 mil usuários e 164 mil visitas.  Em uma rede social, o urbanista, que se autodefine como um pesquisador da área de mobilidade urbana, destacou o os próximos passos da plataforma.

“O desafio agora é aprimorar a ferramenta e expandir a visualização para outras áreas. Isso depende não só da disponibilidade dos dados, mas também de um jeito para lidar com os custos de processamento da informação e da infraestrutura”, escreveu via Twitter.
 

Edição: Jaqueline Deister