Novo coronavírus

Brasil tem mais de 80 mil mortes por covid-19

Média de mortes registradas por semana continua acima de sete mil; número de infectados ultrapassa 2,1 milhões.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Micrografia eletrônica de uma célula fortemente infectada com partículas do novo coronavírus (amarelo), isoladas de uma amostra de paciente. - NIAID Integrated Research Facility (IRF)/ Fotos Públicas

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), o novo coronavírus já causou a morte de 80.120 pessoas no Brasil. Entre domingo (19) e segunda-feira (20), foram confirmados 632 novos óbitos. Os casos fatais seguem acima de sete mil por semana há mais de um mês. Entres os dias 12 e 18 de julho foram 7.266. 

EaD: Desigualdade social escancara abismo entre escolas públicas e particulares

Ainda de acordo com os dados do Conass, foram registrados 20.257 novos casos somente nas 24 horas entre domingo (19) e segunda-feira (20). O número total de infectados no país é de 2.118.646. São Paulo, que tem o maior número absoluto de casos, soma 416.434. Ceará, Rio de Janeiro, Pará, Bahia e Maranhão têm registros superiores a 100 mil pessoas contaminadas.

Alerta nacional para SRAG

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) passou a divulgar semanalmente o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, que apresenta dados estaduais e análises das chamadas semanas epidemiológicas de todas as unidades da federação. O relatório mais recente se refere aos períodos de 28 de junho a 4 de julho e  5 a 11 de julho. 

Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?

De acordo com as informações consolidadas dessas duas semanas, todas as unidades da federação estão em alerta para Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), umas das principais consequências da covid-19. As maiores incidências (acima de 10 casos por 100 mil) foram registradas no Ceará, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Paraná.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência?

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho