Platô perigoso

Brasil registra 1,3 mil mortes por covid em um dia e total ultrapassa 81 mil

País teve mais de 41 mil infectados entre a segunda(20) e a terça-feira (21); total chega a 2,16 milhões

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Brasil tem mais de sete mil mortos por semana há mais de um mês. - Manoel de Brito/ Fotos Públicas

Os registros de mortes pela covid-19 no Brasil voltara a superar a marca de 1,3mil em um dia. De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), divulgados nesta terça-feira (21), em 24 horas foram 1.367 novos óbitos confirmados. O total oficial de pessoas que morreram por causa da doença no Brasil é de 81.487.

Infodemia: onda de fake news pode agravar ainda mais a epidemia de covid no Brasil

Se a tendência continuar, o país terá outra semana com mais de 7 mil mortes por covid. Entres os dias 12 e 18 de julho foram 7.266. Anteriormente, de 05/07 a 11/07, 7.204. Desde meados de junho esses dados não param de crescer. 

Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?

Ainda segundo o Conass, a covid-19 já infectou 2.159.654 pessoas no Brasil. Entre segunda (20) e terça-feira (21), as confirmações de casos chegaram a 41.008. O número total de doentes registrados a cada sete dias sofreu leve queda na semana passada e ficou em 235.274 entres os dias 12 e 18 de julho. Na semana anterior o total havia sido de 262.846.

Artigo | O princípio da autodestruição e o combate à covid-19, por Leonardo Boff

A doença não recuou em nenhuma unidade da federação, embora em alguns estados esteja crescendo com velocidade mais estável. Ainda assim, os patamares de casos e mortes são considerados muito altos. São Paulo, que tem os maiores números absolutos da doença, ultrapassou a marca de 20 mil mortes e registrou mais de 420 mil infectados até agora.

Ceará, Rio de Janeiro, Pará, Bahia e Maranhão têm registros superiores a 100 mil pessoas contaminadas. Apenas seis unidades da federação ainda têm menos de mil óbitos confirmados: Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Acre e Mato Grosso do Sul. 

Análise da Fiocruz aponta que nenhum estado teve redução da transmissão de covid-19

Continente em alerta

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o continente americano como um todo continua em situação altamente preocupante.  Brasil, México e Estados Unidos são as nações que mais contribuem para o cenário. Na semana passada  foram registrados quase 900 mil novos casos e 22 mil mortes na região. 

América Latina: saiba a situação de cada país

Segundo a diretora da Opas, Carissa F. Etienne, a população do continente tem mais fragilidades diante do vírus. Em coletiva à imprensa nesta terça-feira (21), ela afirmou que há condições médicas mais comuns nas Américas e que agravam a situação. A cada 10 pessoas na região, 3 são têm mais propensão a desenvolver a forma grave da covid-19. São cerca de 325 milhões de pessoas.

"Pesquisas mostram que condições como diabetes, doenças renais e hipertensão, e doenças infecciosas como HIV e tuberculose, aumentam o risco da Covid-19 grave (...) o que deixa nossa região mais vulnerável a doenças graves”.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência?

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho