Solidariedade

Famílias do MST preparam nova doação com 200 toneladas de alimentos no PR

Os 20 assentamentos e acampamentos envolvidos formam o maior complexo da Reforma Agrária da América Latina

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Arroz, feijão, abóbora, mandioca, fubá crioulo, legumes, hortaliças e frutas vão compor a sacola de alimentos que chegará até as famílias - Jaine Amorin

Cinco mil famílias camponesas de assentamentos e acampamentos do Paraná preparam a doação de aproximadamente 200 toneladas de alimentos. A ação está sendo planejada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para o próximo sábado (25), quando é comemorado o Dia Internacional do Agricultor e da Agricultora Familiar.

Aprofunde-se: "Somos a prova de que é possível": acampamentos do MST são referência em agroecologia

De acordo com o Movimento, arroz, feijão, abóbora, mandioca, fubá crioulo, legumes, hortaliças e frutas vão compor a sacola de alimentos que chegará até as famílias. A distribuição dos alimentos será voltada a moradores de bairros mais vulneráveis das cidades de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito de Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Porto Barreiro, Goioxim, Cantagalo, e em sete comunidades da Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras.

A ação faz parte da campanha nacional de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que doou mais de 2.300 toneladas de comida desde o início de abril. 

Leia também: Solidariedade do MST busca mostrar que o inimigo, além do vírus, é o capitalismo


No Paraná, até o dia 18 de julho foram partilhadas 258 toneladas de alimentos / Jaine Amorin

Aprofunde-se: MST propõe assentar famílias em 6 milhões de hectares de terras de devedores da União

Mutirão de solidariedade

Os agricultores envolvidos na ação solidária vivem em 20 comunidades, espalhadas em seis cidades da região central do estado, que formam o maior complexo da Reforma Agrária da América Latina.:

Laranjeiras do Sul: assentamentos 8 de Junho, Passo Liso, Bugre Morto e acampamento Recanto da Natureza;

Nova Laranjeiras: assentamentos Xagu, Estrela, Coopcal;

Porto Barreiro: acampamento Porto Pinheiro;

Espigão Alto: acampamento Terceira Conquista (Solidor);

Quedas do Iguaçu: assentamento Celso Furtado, Rio Perdido, e acampamentos Leonir Orback, Dom Tomás Balduíno, Vilmar Bordin, Fernando de Lara;

Rio Bonito do Iguaçu, assentamentos Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire, 10 de Maio, e acampamentos Herdeiros da Terra de 1º de Maio e Antonio Conrado.

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Rodrigo Chagas e Lia Bianchini