Rubem Novaes

Presidente do Banco do Brasil pede renúncia do cargo a Bolsonaro

Saída de Rubem Novaes foi confirmada pelo próprio banco em um informe ao mercado

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Rubem Novaes deve deixar o Banco do Brasil em agosto - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco do Brasil (BB), Rubem Novaes, pediu renúncia do cargo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta sexta-feira (24).

A informação foi publicada pelo próprio banco, em um “fato relevante” comunicado ao mercado. O motivo do pedido não foi dito. Caso Bolsonaro aceite, a saída deve ser efetivada em agosto, segundo o BB.

Novaes ocupa o posto desde o começo do governo Bolsonaro. Amigo de Guedes, ele é economista e doutor pela Universidade de Chicago (EUA). Antes, já havia sido ex-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ocupado cargo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia comunicado do Banco do Brasil na íntegra:

FATO RELEVANTE

Em conformidade com o § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e com a Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de 2002, o Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto, em data a ser definida e oportunamente comunicada ao mercado, entendendo que a Companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário.

Edição: Rodrigo Durão Coelho