Coronavírus avança

Mortes por covid ultrapassam 86 mil no Brasil; nas redes, Bolsonaro se diz curado

Em 24 horas os registros de óbitos foram superiores a 51 mil; número total de casos está acima de 2,3 milhões

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Projeção em protesto contra a inação do governo federal
Projeção em protesto contra a inação do governo federal - Projetemos

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) apontam que o coronavírus já causou a morte de 86.442 brasileiros. Nas 24 horas entre sexta-feira (24) e sábado (25), foram confirmados 1.204 óbitos.

O país registrou 51.011 novos casos de covid-19 nesse mesmo período. O número total de infectados é de 2.394.377. Segundo os dados semanais, consolidados até o dia 18/07, o país registra mais de sete mil mortes por semana há mais de um mês.

:: Sem plano e à deriva, Brasil pode se tornar o país com mais vítimas da covid ::

Não houve recuo da doença em nenhuma unidade da federação. No entanto, alguns estados apresentam crescimento com mais estabilidade. São Paulo continua registrando os números absolutos mais expressivos da doença. São 479.481 casos e 21.517 óbitos. 

Ceará, Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Maranhão e Minas Gerais têm registros superiores a 100 mil pessoas contaminadas. Nos dois primeiros, os casos estão acima de 150 mil. 

:: Notícias sobre vacina são alento, mas imunização só deve acontecer em 2021 ::

Bolsonaro diz que está curado

Na manhã deste sábado (25), Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou nas redes sociais que os exames mais recentes feitos por ele para a doença deram negativo. Antes do resultado, na quinta-feira (23), o presidente havia sido flagrado em um passeio de moto nas proximidades do Palácio do Alvorada e chegou a conversar com garis que trabalhavam na região. 

:: Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social? ::

Ao anunciar que estava curado, o Bolsonaro postou uma foto com uma caixa de cloroquina nas mãos. Desde que confirmou que estava infectado, no início do mês, ele fez propaganda do remédio diversas vezes. No entanto, não há estudos que comprovam a eficácia do remédio.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência? ::

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Lucas Weber