Aniversário

Confira como foi o especial do Brasil de Fato em memória a Hugo Chávez

Participaram da live desta segunda (27) o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, e o dirigente do MST João Pedro Stedile

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Hugo Chávez nascimento
Hugo Chávez completaria 66 anos nesta terça-feira (28) - VTV

No dia 28 de julho, o líder político latino-americano Hugo Chávez (1954-2013) faria 66 anos. Um dia antes, nesta segunda-feira (27), o Brasil de Fato, em parceria com a Alba Movimentos, fez uma transmissão ao vivo especial, a partir das 18h, para relembrar a história e o legado do ex-presidente da Venezuela, em meio ao atual contexto em que vive o mundo.

Continua após publicidade

Participam do "Especial Chavéz Vive" o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, e o membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stedile; além de Manuel Bertoldi, representante da Alba Movimentos, e Claudia de La Cruz, integrante da Assembleia Internacional dos Povos. A apresentação é da jornalista Michele de Mello, correspondente do Brasil de Fato em Caracas.

O especial está disponível nas contas do YouTube e do Facebook do Brasil de Fato, a partir das 18h.

:: Hugo Chávez: o homem que mudou a história da Venezuela ::

Breve história de Hugo Chávez

Nascido em Sabaneta, estado venezuelano de Barinas, em 28 de julho de 1954, Chávez veio de uma origem humilde. Foi militar, graduado na Academia Militar da Venezuela, localizada no Fuerte Tiuna, em Caracas. Exerceu várias funções, por último foi comandante de um batalhão de paraquedistas na cidade de Maracay, estado de Aragua.

Tornou-se presidente do país em 1999 e dá início ao processo de Revolução Bolivariana na Venezuela, influenciando distintos países da América Latina e do mundo.

Já enfrentando a batalha contra o câncer, Chávez fez sua última campanha presidencial em 2012, quando vence as eleições. Em 5 de março de 2013, foi anunciada a morte do presidente. O funeral começou no dia 8 de março e durou uma semana, com a despedida de 6 milhões de pessoas que passaram pelo local. 

:: Dez mentiras sobre a Venezuela que, de tanto repetirem, se tornaram base para opinião ::

*Matéria atualizada às 20h do dia 27 de julho de 2020.

Edição: Vivian Fernandes