pandemia

Brasil registra 1.212 novas mortes em 24h; número de novos casos ultrapassa 52 mil

País chega a mais de 92, 4 mil mortos e de 2,6 milhões de infectados com a doença

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Micrografia eletrônica de uma célula fortemente infectada com partículas do novo coronavírus (amarelo), isoladas de uma amostra de paciente. - NIAID Integrated Research Facility (IRF)/ Fotos Públicas

O número de casos da covid-19 no Brasil chegou a 2.662.485 nesta sexta-feira (31), com mais de 52 mil novos infectados e 1.212 mortos contabilizados em 24h desde quinta (30). No total, já foram registradas 92.475 mortes por causa da doença causada pelo novo coronavírus em território brasileiro. 

Continua após publicidade

Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A taxa de letalidade brasileira é de 3,5% e a de mortalidade, 44 por 100 mil habitantes.

Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência?

O estado que mais registra números absolutos de casos e mortes é São Paulo, que ultrapassou a marca de 542 mil infectados e tem 22.997 mortes. O Ceará é o segundo com mais infectados (173.882) e está em terceiro em óbitos (7.668). Rio de Janeiro aparece em terceiro nos dados absolutos de infecções (165.495), mas tem a maior taxa de letalidade do país e contabiliza mais de 13 mil casos fatais.

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

O “Nós por nós”: solidariedade periférica durante o CoronaChoque
 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho