Minas Gerais

RÁDIO

Programa Brasil de Fato MG destaca as ameaças contra o Quilombo Campo Grande

Local é referência na produção agroecológica e na educação popular

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Escola Eduardo Galeano, localizada no acampamento, está sob amaeaça - Geanini Hackbardt

O medo e a insegurança sobre o direito à terra, à moradia e ao trabalho são uma constante na vida dos produtores rurais do acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio, Sul de Minas. E isso embora o local já tenha se tornado referência internacional na produção agroecológica e conte com um decreto que garante o direito dos trabalhadores no local. A mais recente ameaça de despejo recai também sobre a escola Eduardo Galeano, localizada no acampamento. Na quinta (30), dois trabalhadores foram presos por mais de 20 policiais, em uma ação arbitrária. 

Em São Sebastião de Águas Claras, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana, atingidos pela mineração temem um desastre semelhante ao que ocorreu em Brumadinho e Mariana. Moradores denunciam que três famílias já foram removidas pela Vale de maneira sigilosa na última semana. Mais informações com Raíssa Lopes. 

Em todo o Brasil crescem, ano após ano, os conflitos pela água, tendo como pivôs os empreendimentos da mineração e também do agronegócio. Para especialistas, o momento político no Brasil tem favorecido as empresas privadas do setor da água, colocando em risco a segurança hídrica dos brasileiros.  
 

Edição: Wallace Oliveira