INTERNET

Após intimação, Facebook volta atrás e bloqueia perfis bolsonaristas fora do Brasil

Foi fixada multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento

Brasil de Fato |
A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, no inquérito das fake news que apura também ameaças ao STF. - Marcelo Camargo /Agência Brasil

A rede social Facebook anunciou neste sábado (1º) que vai bloquear perfis bolsonaristas suspeitos de disseminar fake news fora do Brasil. A decisão da empresa foi tomada após intimação judicial feita pelo ministro do STF Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (31). O caso faz parte da determinação do Supremo emitida no dia 24 de julho, que ordena a suspensão de contas aliadas a Jair Bolsonaro (sem partido) suspeitas de espalhar mentiras.

A especificidade de interromper os perfis de fora do Brasil partiu depois que algumas das contas suspensas pela determinação do STF passaram a utilizar IP e localização do exterior. O fato fez com que Alexandre de Moraes ordenasse a suspensão mundial das contas suspeitas nas redes Twitter e Facebook, na quinta-feira (30). O Twitter atendeu a ordem, mas o Facebook manteve os perfis ativos apenas no exterior até ontem (31), data em que foi fixada multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.   

::Bloqueio de contas pelo STF abre brecha para calar qualquer um, alertam entidades::

Em nota, o Facebook alegou que "havia cumprido com a ordem de bloquear as contas no Brasil ao restringir a visualização das páginas e perfis a partir de endereços IP no país". Portanto, alegou que a ordem mais recente é "extrema". Tanto o Facebook quanto o Twitter alegaram que a decisão precisa ser vista sob a ótica da liberdade de expressão. 

Edição: Daniel Lamir