Coluna

Governos de ultra-direita e o cerceamento de informações sobre a covid-19

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

A falta de transparência também é uma tônica no governo Trump, nos Estados Unidos, que inclusive alterou a regra das informações de internações e de casos. - Fotos Públicas
Aqui no Brasil o governo Bolsonaro se nega a prestar informações.

A falta de transparência e o cerceamento de informações unem os governos de ultra-direita que estão sendo as maiores vergonhas no combate à pandemia da covid-19 no mundo. 

Continua após publicidade

Aqui no Brasil o governo Bolsonaro se nega a prestar informações.

Primeiro tentou tirar o painel de transparência do ar, agora está omitindo as informações sobre o desabastecimento de medicamentos eficazes na condução das internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e cometeu um crime de responsabilidade, por mim já denunciado à PGR, ao não prestar informações a partir de um requerimento formal de informação que fiz enquanto parlamentar, que, passados 30 dias constitucionais de tempo de resposta, o Ministério da Saúde não se pronunciou. 

A falta de transparência também é uma tônica no governo Trump, nos Estados Unidos, que inclusive alterou a regra das informações de internações e de casos que tradicionalmente eram concentradas no CDC de Atlanta, a agência pública do Estado americano de controle de doenças. Agora este controle passou a concentrar as informações na Casa Branca, mudando o fluxo e desorganizando completamente as estatísticas, deixando os Estados Unidos ainda mais no escuro no enfrentamento à pandemia do coronavírus. 

No Reino Unido, a falta de transparência na postura do Primeiro Ministro, Boris Johnson, foi denunciada inclusive por um dos Prêmios Nobel do país, porque o governo não vêm mantendo a sociedade como um todo informada sobre a condução da pandemia.

A falta de informação e a falta de transparência, além do descontrole do número de mortos por covid-19 é mais uma característica que une o eixo da morte Trump, Boris Johnson, Bolsonaro e Modi, na Índia. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho