Pernambuco

CORONAVÍRUS

Pernambuco volta a bater recorde de novos casos de covid-19; ritmo de mortes cai

Após dois meses de razoável estabilização, as duas últimas semanas foram de recordes de casos; Taxa de letalidade é 6,8%

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Equipe trabalhando na sanitarização da Casa de Cultural de Recife (PE) - Foto: Jan Ribeiro/ Secult PE – Fundarpe

Pela segunda semana consecutiva o estado de Pernambuco registrou recorde no número de novos diagnósticos de casos de covid-19, doença causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2). Entre 27 de julho e este domingo (2 de agosto) o estado confirmou 9.504 novos casos, superando o recorde da semana anterior (9.014 novos casos). Antes, a pior semana era a de 18 a 24 de maio, quando foram confirmados 8.307 novos casos. Número crescente de novos contágios ocorre no mesmo momento em que o Governo do Estado permitiu a reabertura de praias, bares, restaurantes e academias de musculação e ginástica.


Gráfico 01 - Novos diagnósticos e mortes por covid-19 em Pernambuco / Vinícius Sobreira

Esta semana também foram registradas 282 novas mortes pelo vírus, mantendo uma tendência de queda iniciada no fim de junho. De 22 a 28 de junho foram 517 mortes; na semana seguinte, de 29 de junho a 5 de julho, foram 392 mortes (-125); nas semanas seguintes registraram 452 mortes (+60) até 12 de julho; depois 389 (-63) até 19 de julho; 368 (-21) até 26 de julho; e agora 282 novas mortes (-86). Esta foi a 21ª semana de disseminação do coronavírus em Pernambuco e a 30ª semana no Brasil. A hospitalização no estado voltou a subir e no domingo (2) a taxa de ocupação de leitos estava em 64%, com 54% dos leitos de enfermaria e 75% dos de UTI ocupados no estado.

Leia:
>> Após abrir praias e restaurantes, Pernambuco tem semana com maior número de casos desde março

Com os dados atualizados nesta segunda-feira (3), Pernambuco tem 98.401 casos confirmados de covid-19, dos quais 6.669 resultaram em morte (taxa de letalidade em 6,8%); outros 15.418 (16,6%) seguem em tratamento, internados ou em casa; e 75.388 já estão recuperados da doença. Na região Nordeste são 881,9 mil casos e 29.359 mortes (letalidade de 3,33%), enquanto no Brasil são 2 milhões 750 mil casos e 57.622 mortes (2,1% de letalidade). Pernambuco responde por 3,56% dos casos no Brasil e 11,1% dos casos no Nordeste.


Gráfico 02 - Total de casos, óbitos e recuperados da covid-19 no estado / Vinícius Sobreira

O número de diagnosticados em Pernambuco já supera 1% da população do estado, mas levando em consideração que há subnotificação, é provável que mais de 7% dos pernambucanos já tenham se contaminado pelo coronavírus. O Recife, que responde por 27,9% dos casos em Pernambuco, tem 1,6% da sua população com diagnóstico confirmado, mas considerando a subnotificação, é provável que mais de 11% dos recifenses já tenham se contaminado.

Prisões reabrem para visitas

Nesse fim de semana (8 e 9) do Dia dos Pais, voltam a ser permitidas as visitas à população privada de liberdade nas penitenciárias do estado. As visitas de familiares estavam suspensas desde 20 de março, há 4 meses e meio. Por medidas de segurança sanitária, só será permitido a cada preso receber um visitante por fim de semana. E ainda não serão permitidas as visitas de crianças, gestantes e idosos. Seguem proibidas as visitas íntimas. O uso de máscara é obrigatório e haverá termômetros para aferimento de temperatura, mas nenhum tipo de testagem será realizado nos visitantes. As visitas serão permitidas aos sábados e domingos, totalizando oito horários de visitas (que duram duas horas) por fim de semana. As penitenciárias serão abertas para visitas quinzenalmente. Desde o dia 1º até o próximo sábado (8) estão sendo feito os cadastros para carteirinhas de visitantes para quem ainda não tem.

Em entrevista coletiva na última quinta-feira (30), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmou que as medidas adotadas desde março foram bem-sucedidas na preservação da vida da população encarcerada, pontuando que houve sanitização frequente nas penitenciárias e distribuição de 150 mil máscaras para os 31 mil presos e centenas de funcionários do sistema prisional. “É preciso acabar com essa cultura de que precisamos castigar o preso até o último dia da vida. Não é assim. A pessoa cometeu um delito, vai pagar uma pena, mas tem direito a ser ressocializado. Essas pessoas só não têm um direito, que é o da liberdade. Mas seguem com direito à vida, dignidade, respeito de raça, cor, gênero”, disse o secretário.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinou, através da Resolução nº 62, do início de abril, que as pessoas que integram grupos de risco para a covid-19 e que estavam cumprindo pena em regime semiaberto e não tivessem crimes de grave ameaça contra a população, estes poderiam ser liberados desde que com monitoramento eletrônico. Cerca de 2.200 foram libertados. Destes, 62 removeram a tornozeleira eletrônica e foram reconduzidos à penitenciária.

Desde o início da pandemia, 1.321 pessoas privadas de liberdade tiveram diagnóstico positivo para covid-19 (4,25% do total de presos), dos quais 8 morreram (taxa de letalidade de 0,6%). “O que fizemos foi isolar algumas alas dos presídios, tornando-as exclusivas para aqueles em quarentena. Hoje ainda temos 32 presos em isolamento e os demais já retornaram ao convívio com os demais. Mas se compararmos o que aconteceu dentro dos muros e fora dos muros, tivemos sucesso, realmente preservamos vidas”, disse Pedro Eurico. Até o fim de julho foram realizados quase 6 mil testes dentro do sistema prisional.

Etapas de reabertura

Os municípios da região metropolitana do Recife e a zona da mata seguem na Etapa 6 de reabertura desde o dia 20 de julho. Os municípios das regiões Agreste e Sertão seguem na Etapa 4 desde o dia 13 de julho, visto que os casos na região ainda apresentam crescimento. Os serviços de alimentação (Etapa 7) e academias (Etapa 8) foram antecipadas e já estão funcionando. Confira abaixo os serviços que ainda aguardam a redução do contágios para retornarem às atividades. Confira os cronogramas de reabertura: 


Cronograma de Reabertura Econômica de Pernambuco - Nível 1 / Vinícius Sobreira


Cronograma de Reabertura Econômica - Nível 2 / Vinícius Sobreira


Cronograma de Reabertura Econômica - Nível 3 / Vinícius Sobreira

>> Serviços de academia de ginástica e alimentação reabrem no Agreste de Pernambuco

 

Edição: Vanessa Gonzaga