Números da pandemia

Com mais de 1,4 mil registros em 24 horas, óbitos pela covid no Brasil superam 97 mil

Novos casos registrados em um dia chegaram a quase 57 mil; ministério da Saúde recomenda que se evitem aglomerações.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ministério da Saúde recomenda que se evitem aglomerações, mas retomada das atividades econômicas impossibilita medida preventiva. - Roberto Parizotti/FotosPublicas

Os números oficiais de óbitos pela covid-19 no Brasil chegaram a 97.228 nesta quarta-feira (05). Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), foram confirmadas 1.469 novas mortes desde terça-feira (04). O total de pessoas infectadas pelo coronavírus no país é de 2.858.872. Em 24 horas, 56.951 pessoas receberam a notícia de que estão com a doença.

:: Por que é tão difícil prever o fim da pandemia no Brasil? ::

Nacionalmente, os dados absolutos relativos ao coronavírus continuam crescendo. No fim do mês de julho, o Brasil completou sete semanas com mais de sete mil mortes por período. Os números de novos casos ficou acima de 300 mil por duas semanas seguidas. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiro, o aumento é influenciado em parte por aumento na testagem e avanços no diagnóstico.

:: Brasil é o segundo país do mundo em mortes, mas apenas o 63º em testes para covid ::

Em entrevista coletiva, ele foi perguntado se há alguma projeção sobre quando a covid deve se estabilizar no país. Sem dar resposta direta ao questionamento, ele afirmou que o coronavírus é novo e que o aprendizado sobre o comportamento da propagação é diário. Medeiros reforçou ainda as recomendações de distanciamento e higienização.

"A cada semana nós aprendemos um pouco mais sobre a doença. Eu não gosto de fazer previsões, projeções com relação a isso, mas avaliamos a cada semana o comportamento. Por isso que nós insistimos, usem máscara, higienizem as mãos, higienizem as superfícies, mantenham o distanciamento mínimo de um metro, evitem aglomeração", diz Medeiro.  

:: Coluna: E daí, Bolsonaro? ::

Os estados que têm os números mais expressivos de infectados são São Paulo (585.265), Ceará (181.443) e Bahia (179.737). A lista de unidades da federação que contabilizam mais de 100 mil infectados aumentou nesta quarta-feira (05). Além dos três primeiros citado, ela reunia também Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Maranhão, Distrito Federal e Amazonas. Agora Pernambuco também passa a fazer parte da relação. 

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho