Rio de Janeiro

RACHADINHA

Miliciano Adriano da Nóbrega era instrutor de tiro do senador Flávio Bolsonaro

Senador, que empregou familiares do miliciano em seu gabinete, admitiu relação em depoimento ao Ministério Público

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Flávio Adriano Queiroz
Em depoimento ao MP, Flávio Bolsonaro disse que o ex-assessor Fabrício Queiroz (à esquerda) foi quem apresentou Adriano da Nóbrega a ele - Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) admitiu, em depoimento ao Ministério Público do Rio (MP-RJ), no início de julho que o miliciano Adriano da Nóbrega foi seu instrutor de tiro e que o conheceu por intermédio de seu ex-assessor Fabrício Queiroz. Segundo o senador, Adriano e Queiroz eram integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar na época.

Flávio foi ouvido pelo MP no inquérito que investiga as "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no período em que o filho do presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), era deputado estadual pelo Rio. Em seu mandato na Alerj, Flávio empregou Danielle Mendonça, ex-mulher de Adriano, e Raimunda Magalhães, mãe do miliciano morto em fevereiro durante troca de tiros com a PM da Bahia.

Leia mais: A "mamata" do jovem Flávio Bolsonaro: 3 ocupações em DF e RJ, com 13 mil de salário

Em 2005, o então deputado Flávio Bolsonaro condecorou Adriano na Alerj com a Medalha Tiradentes, maior honraria do estado. Na época, o ex-policial cumpria pena e já havia sido preso preventivamente por homicídio. Adriano é apontado nas investigações como principal chefe do "Escritório do Crime", maior grupo miliciano do Rio de Janeiro.

Leia também: "Rachadinha" e Marielle: polícia já periciou os 13 celulares de Adriano da Nóbrega

O MP-RJ afirma que Adriano e Queiroz são sócios em um esquema de “rachadinha” que funcionava no gabinete de Flávio. Informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), mostram que o ex-assessor recebeu R$ 2 milhões em sua conta, divididos em 483 depósitos. Há indícios de que a ex-mulher e a mãe do miliciano possam ser funcionárias fantasmas no gabinete da Alerj.

Edição: Eduardo Miranda