Nesta quinta

Fernando Haddad é o convidado da ABJD para discutir a Operação Lava Jato

Live marca o início de programação da associação de lives com personalidades políticas e intelectuais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Fernando Haddad é ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-prefeito de São Paulo (SP) e foi candidato a presidência da república (2018)
Fernando Haddad é ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-prefeito de São Paulo (SP) e foi candidato a presidência da república (2018) - Pedro Stropasolas

O ex-prefeito de São Paulo e professor da Universidade de São Paulo (USP) e do Insper, Fernando Haddad (PT), é o próximo convidado das lives da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), nesta quinta-feira (13), às 19h. Haddad e juristas vão discutir a "Conjuntura brasileira e Lava Jato: o que esperar?", com mediação de Tânia Maria de Oliveira e Jessy Dayane.

Irregularidades da Lava Jato podem levar à anulação das condenações produzidas a partir de investigações da operação. A avaliação é de juristas brasileiros, e dialoga com recentes críticas feitas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre a conduta "incompatível" da força tarefa. “Não podemos aceitar 50 mil documentos sob opacidade. É um estado em que o PGR não tem acesso aos processos, tampouco os órgãos superiores, e isso é incompatível. Não se pode imaginar que uma unidade institucional se faça com segredos", afirmou Aras, durante uma transmissão ao vivo do grupo Prerrogativas nas redes sociais.

Celebrada inicialmente como uma das maiores operações de combate à corrupção do País, hoje a Lava Jato tem em sua conta desconfianças mais expressivas, entre juristas, do que anteriormente. No Supremo Tribunal Federal (STF), discute-se a possibilidade de suspeição do ex-juiz Sergio Moro no julgamento do ex-presidente Lula por falta de imparcialidade. 

“Tudo isso quando o país vive uma grande crise social, econômica e democrática, agravada pela pandemia que vitima milhares de brasileiros diariamente”, afirma a ABJD, em nota. 

O debate com Fernando Haddad marca uma programação de lives e que inclui personalidades políticas e intelectuais, como  Marcia Tiburi, Gleisi Hoffmann e Flávio Dino.

Confira a programação de lives da ABJD:

"Conjuntura brasileira e Lava Jato: o que esperar?"
Dia: 13/8 (sexta-feira)
Horário: 19h
Mediação: Tânia Maria de Oliveira e Jessy Dayane (Executiva Nacional ABJD)
Convidado: Fernando Haddad

"Fascismo e exílio no governo Bolsonaro"
Dia: 18/8 (terça-feira)
Horário: 18h
Mediação: José Maria e Marcelise Azevedo (Executiva Nacional ABJD)
Convidada: Marcia Tiburi

"O papel das polícias na democracia"
Dia: 24/8 (segunda-feira) 
Horário: 18h
Mediação: a definir
Convidados: Pedro Paulo Che, Paris Barbosa e Sylvia Aline

"Governo Bolsonaro, crise e saídas para o Brasil"
Dia: 31/8 (segunda-feira) 
Horário: 19h
Mediação: Nuredin Allan e Verônica Salustiano  (Executiva Nacional ABJD)
Convidada: Gleisi Hoffmann

Tema a definir
Dia: 14/9 (segunda-feira)
Horário: 19h
Mediação: a definir
Convidado: Flávio Dino 

Edição: Rodrigo Durão Coelho