Inacreditável

PM de MG mostra ao vivo despejo de famílias do MST; Dilma Rousseff: "ação fascista"

Corporação publicou live no Facebook após atacar sem-terra com bombas de gás em reintegração

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ex-presidente Dilma Rousseff classificou a transmissão como uma "ação fascista" - Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Militar de Minas Gerais fez uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook momentos após dezenas de famílias do Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio (MG), serem duramente atacadas em ação de reintegração de posse com bombas de gás lacrimogêneo, em uma ação classificada como fascista pela ex-presidenta Dilma Rousseff.

Com duração de 17 minutos, a live publicada na tarde desta sexta-feira (14) mostrou imagens de um policial que participou da ação acusando os acampados de supostamente serem responsáveis pelo ferimento de outro policial.

Continua após publicidade

Após as imagens, a transmissão passou a ser feita no estúdio da TV PMMG, onde o oficial responsável pela apresentação da transmissão afirmou que “depois de 50h de negociação, conseguimos resolver o problema da reintegração de posse”. 

Continua após publicidade

Em seguida, o Major Flávio Santiago, porta-voz da PM, é chamado ao vivo para participar no “Repórter PM”.

Continua após publicidade

Inversão

O oficial, que estava no local durante a ação, afirma logo no início que o fogo ateado na área do acampamento na quinta-feira (13) foi uma ação “dos infratores”, referindo-se aos sem-terra. 

Mas a denúncia de que a área do acampamento estava sendo incendiada partiu do próprio Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Um vídeo usado pelos próprios policiais mostra o momento em que um homem não identificado ateia o foco. Há uma investigação em curso pela Polícia Civil.

:: Policiais ateiam fogo em acampamento do MST durante despejo em MG::

Durante a live, muitos comentários críticos à ação e principalmente à transmissão das imagens da ação foram publicados. A postura do governador Romeu Zema, que não impediu o despejo em meio à pandemia, também foi duramente reprovada por aqueles que acompanharam o vídeo.

A ex-presidente Dilma Rousseff condenou a ação policial em seu twitter oficial. “A própria PM estar filmando e exibindo sua ação truculenta contra os moradores do Quilombo Campo Grande, em Minhas. Isto significa, literalmente, um ato de guerra híbrida e ação fascista”, escreveu. 

O MST ainda não se manifestou sobre a transmissão.

Continua após publicidade



 

Edição: Rodrigo Durão Coelho