Rio de Janeiro

Manifestação

No Rio, bancários realizam protesto para denunciar cortes de direitos na pandemia

Trabalhadores saíram da Candelária até o Largo da Carioca, no centro da cidade, onde se localiza uma agência da Caixa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Manifestação reuniu cerca de 100 bancários no centro da capital fluminense - Foto: divulgação

Os bancários realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (26) no centro do Rio de Janeiro para denunciar propostas de corte de direitos e reajuste zero para a categoria por parte dos bancos. 

Os trabalhadores saíram da Candelária até o Largo da Carioca, no centro da cidade, onde se localiza uma agência da Caixa Econômica Federal. Os manifestantes caminharam ao longo da avenida Rio Branco com máscaras e respeitando o distanciamento social. Os bancários carregaram cruzes em memória aos trabalhadores que perderam a vida pela covid-19.

Leia também: Artigo | Bancos lucram na pandemia, mas querem cortar rendimentos dos trabalhadores

Desde o início da pandemia, os bancos receberam um repasse de de R$ 1,2 trilhão do Banco Central. O montante representa 16,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e foi injetado para garantir liquidez ao sistema financeiro e mitigar o impacto da crise causada pelo coronavírus na economia.

Para a presidenta do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso, os bancos não tiveram prejuízo durante os últimos meses para alegar corte de direitos e reajuste.

“A redução da margem de lucro em função da crise não significa prejuízo. Eles continuam lucrando e os bancários batendo metas muitas vezes abusivas e garantindo o funcionamento das agências. A proposta de reajuste zero e corte de conquistas como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é inaceitável, indecente. Apesar da limitação com a pandemia, não vamos deixar de reagir e cobrar nossos direitos”, explica.

Edição: Jaqueline Deister