EDUCAÇÃO

Manifestação em defesa de fundação de pesquisa em MG acontece nesta sexta-feira (28)

Inteligência Coletiva Minas Gerais organiza ato simbólico para marcar a entrega de carta ao governador

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
FAPEMIG é a agência fomenta e patrocina a pesquisa, a inovação científica e tecnológica no estado de Minas Gerais - Equipe ACS / FAPEMIG

Centenas de pesquisadores do estado de Minas Gerais assinaram a carta elaborada pela Iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais destinada ao governador do estado, Romeu Zema (NOVO). O documento defende o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ciência no estado.

Para marcar a entrega da carta, uma carreata sairá da UFMG às 11h desta sexta-feira (28) e irá até a Cidade Administrativa. Quem não for participar da carreata, pode participar, no mesmo horário, de uma manifestação por meio do aplicativo MANIF.APP.

A iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais é constituída por pesquisadores de todo o estado e dá início a uma séria de manifestações em defesa da FAPEMIG e das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais (ICTIs).

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A principal reivindicação do movimento é que o governo do estado honre e cumpra o que prevê a Constituição Federal: pagamento de 1% da receita do estado para a Fundação. Além disso, os integrantes do movimento destacam que é papel dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais atuar para que o governo estadual cumpra a determinação constitucional.

“Esse movimento é parte de uma ação maior desse coletivo que se desdobrará em uma campanha de esclarecimento da população sobre a importância da FAPEMIG aqui no estado, a defesa enfática de que sem ciência, sem tecnologia, sem fortalecimento das nossas instituições não há futuro possível para o estado. Não há a possibilidade de pensarmos em um desenvolvimento econômico justo, em uma sociedade menos desigual e mais democrática, sem ciência”, comenta Luciano Mendes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais.


Manifestação acontece nessa sexta de forma presencial e virtual / Reprodução

O quê:

Entrega de carta ao governador reivindicando apoio à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), com concentração às 9h, na avenida Abraão Caram, em frente à UFMG. A manifestação virtual acontece através da plataforma Manif.app, em Carreata dirigida à Cidade Administrativa.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida