Agricultura Familiar

Projeto realiza intercâmbio entre países latinoamericanos sobre saberes do semiárido

Fundação internacional vai sistematizar e compartilhar conhecimentos de regiões secas do Brasil, Argentina e El Salvador

Ouça o áudio:

ASA executa programas sociais no Semiárido do Brasil - Foto: Manuela Cavadas/ASA Brasil
O projeto vai fazer um mapeamento de boas práticas em certas áreas de resiliência climática

A boa convivência com o clima semiárido pode ser conquistada através de práticas, técnicas e experiências. É assim, por exemplo, que a baixa quantidade de chuvas se configura apenas em um detalhe para muitas pessoas que produzem alimentos saudáveis e agroecológicos.

Continua após publicidade

Nessa ideia, o projeto “Daki - Semiárido Vivo” iniciou um processo de intercâmbio entre agricultores e técnicos das regiões mais secas do Brasil, da Argentina e de El Salvador. 

::Revista Brasil de Fato Pernambuco adentra pelo Semiárido::

A ideia é sistematizar e trocar saberes, como um carrossel de conhecimentos entre os três territórios. A iniciativa é do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

“O projeto vai fazer um mapeamento de boas práticas em certas áreas de resiliência climática, como por exemplo de acesso à água, conservação do solo, manejo e vai construir um material para fazer a capacitação de técnicos e extensionistas rurais, tanto de agências públicas quanto de entidades privadas, que fornecem serviços de assistência técnica e extensão rural”, explica Hardi Vieira, oficial de programas do FIDA.  

::Programa de cisternas enfrenta "seca" de recursos e fome bate à porta do semiárido::

No Brasil, a parceria é com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), atuando no território que compreende parte de todos os estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais. Na Argentina, a Fundação para o Desenvolvimento da Justiça e da Paz (Fundapaz), será responsável pelo projeto na região do Grande Chaco. Já em El Salvador o território compreendido é do Corredor Seco, com atuação da Fundação Nacional para o Desenvolvimento (Funde). 


A construção de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água é uma experiência de convivência com o Semiárido. / Rafaella Sabino


O Daki vai trabalhar o processo de resiliência climática, especialmente por causa das mudanças climáticas que vem acontecendo no Semiárido brasileiro. Então o projeto visa que os agricultores e técnicos estejam melhor preparados para lidar com essas alterações.  

O projeto propõe que os conhecimentos dos agricultores e agricultoras familiares, povos originários e quilombolas sejam utilizados pelas universidades, centros de pesquisas e até pelo próprio governo.  

::Desmonte de políticas públicas tende a agravar impacto da covid-19 no semiárido::

“Sempre que se olha para as regiões, sobretudo para as famílias camponesas, se parte de um pressuposto de que esse é um povo atrasado, que é um povo que precisa de ajuda e essa ajuda está em algum outro lugar, geralmente está na academia”, salienta Antônio Barbosa, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e Sementes do Semiárido, ambos da ASA.

Esse compartilhamento de informações das regiões semiáridas  na América Latina serão publicadas em uma plataforma e as formações previstas serão online. A sigla Daki, do inglês, significa dryland adaptation knowledge initiative, "conhecimento sobre a adaptação às terras secas".

Edição: Daniel Lamir