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Sem auxílio, imigrantes não conseguem atendimento na Polícia Federal em SP

Em julho, o CAMI atendeu 500 estrangeiros no setor de regularização migratória. 52% ainda aguardam agendamento na PF

27.ago.2020 às 00h10
Atualizado em 28.ago.2020 às 00h10
São Paulo (SP)
Pedro Stropasolas

Desde março, imigrantes vem sendo atendidos pelas ações de solidariedade do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (Cami) - Pedro Stropasolas

Desde o dia 30 de julho, a Polícia Federal, em São Paulo, voltou a agendar atendimentos para imigrantes que ainda não foram regularizados no país. O atendimento na sede da Lapa, Zona Oeste paulistana, porém, esbarra nas filas e em dificuldades para agendamento. 

"Não tem agendamento, o agendamento está bem difícil, aqui a Polícia Federal é só na Lapa. E tem muitos imigrantes em São Paulo. Sem contar Guarulhos, Carapicuíba, Osasco”, revela a jornalista congolesa Claudine Shindany, que atua no setor de regularização migratória do Centro de Acolhimento e Pastoral do Migrante (Cami) – que presta apoio a essa população no centro de São Paulo.

No Cami, desde a reabertura presencial da Polícia Federal, foram 500 atendimentos para regularização de documentos – tanto para migrantes, como para pessoas em situação de refúgio no Brasil.  Deste total, 52% ainda não conseguiu ser atendido na PF. 

Segundo a peruana Isabel Torres, também do setor de regularização migratória do Cami, a falta de documentos tem sido uma barreira para o acesso ao auxílio emergencial, por exemplo, que muitos não chegaram a receber nenhuma parcela.

"O imigrante é um trabalhador que tem direito a esse auxílio emergencial mas muitos imigrantes não conseguiram obter, ou foram aprovados. Devido à falta de uma regularização migratória ficou inviável eles terem acesso ao benefício”, relata Torres.

A informalidade e a falta de renda para estrangeiros na capital paulista têm levado o Cami a organizar ações de solidariedade desde o início da pandemia. 

"Muitas pessoas foram despejadas de seus lares, das oficinas de costura, estão passando fome, tanto que o Cami criou as ações solidárias, entregas de cestas básicas, produtos de higiene pessoal, de limpeza, entre outros, para poder atender a essa demanda. Mas a documentação, a regularização migratória, ainda está difícil, porque não depende de nós, depende de uma resposta ativa, humana, da Polícia Federal", explica a liderança do Cami.

Desde o início da quarentena em março até julho, foram 4.515 cestas entregues pelo Cami para imigrantes e refugiados de diversas nacionalidades, que não vem conseguindo garantir uma renda mínima durante a pandemia. É o caso da boliviana Suzana Campos, que tem três filhos. 

"É com costura que a gente trabalha,  e a firma que dava serviço para nós parou tudo. Agora a gente tá fazendo bico, tá fazendo máscara, mas não é igual, porque estamos ganhando muito pouco, às vezes não alcança. Eu dou gracias que eu conheci o Cami, eu dou gracias porque esta cesta que nos dão serve para alimentar meus filhos", relata Campos.

Outro lado 

Em resposta aos questionamentos enviados pelo Brasil de Fato, a Polícia Federal afirma que os atendimentos não foram totalmente fechados durante a pandemia:"Desde o dia 16/03/2020, em razão da implantação de medidas sanitárias para contenção do espalhamento da COVID-19 pela Polícia Federal, os atendimentos foram restritos a casos de urgência e casos necessários ao exercício iminente de direitos".

Aponta também que "com o aumento progressivo da circulação na cidade de São Paulo, as solicitações de atendimento foram se avolumando de modo que, para resguardar a saúde de todos, imigrantes e trabalhadores, evitando a transmissão da COVID-19, implantamos desde 30/07, o sistema de agendamento eletrônico"  e que desde 30 de julho, são disponibilizadas 1.580 vagas por semana para agendamento. 

 

 

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: auxílio emergencialimigraçãopolícia federal
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