renovação

Vídeo | Presidente sírio, Bashar Al-Assad, formaliza um novo gabinete

Três principais ministérios foram mantidos, outros 26, renovados; ministras assumem pastas de cultura e assuntos sociais

Tradução: Luiza Mançano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Manifestação em apoio ao presidente Bashar Al-Assad, na Síria, e contra as sanções impostas pelos EUA ao país árabe - Louai Beshara / AFP

O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, formalizou um novo gabinete no último domingo (30). Ele manteve à frente dos cargos seus principais ministros, da Defesa, Interior e Relações Exteriores e substituiu os demais 26 ministérios, como na pasta de petróleo e energia.

O novo gabinete tem agora duas mulheres à frente de dois ministérios, uma na pasta de cultura e outra em assuntos sociais e trabalho.

A conformação do novo gabinete de Bashar Al-Assad é considerada uma reafirmação da força do Estado sírio e da capacidade de cumprir os seus compromissos constitucionais. Entre os principais desafios do novo governo está o fortalecimento da soberania da Síria, apesar dos ataques e do bloqueio econômico dos EUA e União Europeia contra o país árabe.

Confira a reportagem em vídeo, realizada em colaboração com a teleSUR:

Edição: Luiza Mançano e TELESUR