Violência

Argentina: identificam corpo de jovem desaparecido após abordagem policial

Facundo Castro, detido pela polícia por quebrar a quarentena, estava desaparecido desde abril; caso mobiliza todo o país

Brasil de Fato | Buenos Aires (Argentina) |
Facundo Castro estava desaparecido desde abril, detido pela polícia de Buenos Aires ao tentar viajar a outra cidade durante a quarentena - Reprodução

Foi confirmado nesta quinta-feira (4) que o corpo encontrado no dia 15 de agosto, em Buenos Aires, pertence a Facundo Astudillo Castro. Houve protestos em diversas cidades exigindo justiça por Facundo e a renúncia de Sergio Berni, ministro de Segurança da província.

Continua após publicidade

O corpo foi encontrado em Villarino Viejo, cidade próxima a Bahía Blanca, onde o jovem se dirigia no dia 30 de abril, quando desapareceu após uma abordagem policial.


Após a confirmação do corpo encontrado, novos protestos voltaram a exigir justiça por Facundo e a saída do ministro de segurança Sergio Berni / Julia Mottura/Resumen Latinoamericano

O caso de Facundo sofreu diversos desvios e provas implantadas para incitar que Facundo não teria sido detido pela polícia, algo denunciado desde o início pelo advogado que representa a família, Leandro Aparicio. “Duas pessoas foram testemunhas de que Facundo estava jogado na estrada nacional. Ele estava aí morto ou inconsciente. Já temos a informação de que a causa de sua desaparição foi a abordagem pela polícia da província.”

Uma perícia realizada com cães farejadores confirmou vestígios possivelmente de Facundo em uma viatura policial utilizada na noite do desaparecimento. O material será encaminhado para análise. O ministro de segurança Sergio Berni afirma que não há indícios de que seja um crime federal:  “A queixa incita um crime que não aconteceu”.


Após a confirmação do corpo encontrado, novos protestos voltaram a exigir justiça por Facundo e a saída do ministro de segurança Sergio Berni / Julia Mottura/Resumen Latinoamericano

Entenda o caso

No dia 30 de abril, Facundo Castro, de 23 anos, saiu de sua casa, em Pedro Luro, para visitar a namorada em outra cidade, Bahía Blanca, situada a 121km de distância, na província de Buenos Aires. O jovem foi detido no caminho em um controle policial.

O isolamento social obrigatório já havia sido estabelecido no país, o que deu margem a abordagens mais violentas por parte da polícia em todo o território.

O caso do jovem desaparecido após uma abordagem da polícia de Buenos Aires, na Argentina, ganhou repercussão nacional, comparável às mobilizações pelo desaparecimento de Santiago Maldonado, em 2017.

Edição: Luiza Mançano