cpi da pandemia

Deputados do DF querem CPI para apurar gestão da Secretaria de Saúde na pandemia

Denúncias se intensificaram após prisão de secretário de Saúde por corrupção

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O crime de corrupção custou R$ 18 milhões aos cofres públicos do DF - Breno Esaki- Secretaria de Saúde

Deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal estão articulados para a criação de uma CPI da Pandemia. O assunto começou a ser debatido, após a operação policial “Falso Negativo” que apurou fraudes na compra de testes da covid-19 por membros da Secretaria de Saúde do DF, entre eles, o então secretário, Francisco Araújo, que foi preso pela operação.

O crime de corrupção custou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 18 milhões de reais. Parlamentares distritais cobram mais transparência nas informações sobre os recursos que o Governo do Distrito Federal têm destinado ao combate da pandemia, como afirma a deputada do PT, Arlete Sampaio.

"A CPI vai buscar firmar sua convicção em bases materiais, por isso ela é fundamental para que possamos garantir a boa utilização dos recursos públicos para a população do DF. Nós queremos transparência no uso dos recurso públicos. Queremos que sejam usados efetivamente para sua finalidades que é salvar vidas" , explica a deputada.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, revelou em uma entrevista concedida a um jornal de Brasília, que achou desnecessária a prisão do secretário de saúde, e afirmou que a crise da covid-19 está dando sinais de melhora na capital.Já a Secretaria de Saúde do DF, informou em nota, que sempre esteve à disposição do Ministério Público colaborando com as investigações.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho