é sobre você também

Entenda no programa Bem Viver a importância das unidades de conservação florestal

Populações tradicionais da floresta têm a manutenção de seus modos de vida comprometida pela perda da biodiversidade

Ouça o áudio:

Perda da biodiversidade das florestas atinge primeiro os povos que vivem nela, mas também toda população brasileira - Tânia Rego/ Agência Brasil
Dia da Amazônia se comemora no sábado (5), porém atual momento é crítico para o bioma

Na véspera do Dia da Amazônia, comemorado neste sábado (5), o programa Bem Viver destaca a importância das unidades de conservação florestal para a proteção da biodiversidade e manutenção do modo de vida das comunidades tradicionais que dependem da floresta. 

:: Sob ameaça de morte, lideranças indígenas lutam para proteger floresta no Maranhão :: 

"Muitas populações tradicionais têm nas unidades de conservação uma esperança de um reconhecimento de um direito diferenciado sobre os recursos naturais de uma determinada área. Esses recursos podem ser castanhais, áreas pesqueiras, áreas de extrativismo. Se trata de assegurar um território para acessar um recurso que é essencial para a manutenção de um determinado modo de vida", explica Rita Mesquita, bióloga e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

:: Quais são os tipos de queimadas ilegais mais utilizadas pelo agronegócio na Amazônia  :: 

O programa também destaca a manifestação "Grito dos Excluídos", que será realizada na segunda-feira (7), dia do feriado da Independência. O evento vai para sua 26ª edição e tem como lema "basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!".

:: "Somos tratados como vermes", diz moradora de comunidade ameaçada de despejo em SP :: 

A manifestação sempre acontece no 7 de setembro com objetivo de chamar a atenção à população que vive à margem das políticas públicas do país, e é historicamente excluída. Para falar sobre o evento, que este ano será virtual, a repórter Catarina Barbosa conversou com um dos membro da coordenação nacional do Grito dos Excluídos, Jardel Neves Lopes, que também integra Pastoral Operária.

E finalmente, você não pode perder o final do programa: além do olhar crítico para o atual momento que o Amazônia vive, o Bem Viver lhe convida a celebrar a data do bioma. Preparamos um material especial que conta a história da Mestra Maria Cristina, uma mulher que carrega a ancestralidade da Amazônia. Confira!


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Lucas Weber