Mobilizações

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 4 de setembro de 2020

Ações do Grito dos Excluídos, na próxima segunda-feira (7), estão entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

A 26ª edição do Grito dos Excluídos acontece na próxima segunda-feira (7), sob o lema "Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!". Em meio à crise econômica e pandêmica, os movimentos e organizações populares que convocam para a mobilização anual, que este ano será virtual e em alguns casos presencial, colocam entre as principais demandas o fim do teto dos gastos, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o acesso à renda básica para toda a população no país. 

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe o coordenador da Central dos Movimentos Populares e da Frente Brasil Popular, Raimundo Bonfim, para falar sobre a mobilização nacional.

Bonfim destaca o teto dos gastos como umas das grandes travas impostas para combater as crises que o país enfrenta: "Nós não podemos admitir que a classe trabalhadora pague mais uma vez os efeitos de uma crise econômica. Toda essa briga para garantir esse teto, só que quando é para favorecer o andar de cima, eles furam o teto, mas quando é pra fazer investimento público em políticas sociais, eles vêm com toda essa lorota de que não é permitido furar o teto de gastos", argumentou o dirigente. 

O programa traz informações sobre um novo ataque sofrido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Na última segunda-feira (31), o site da ABI foi alvo da ação de hackers, e ficou fora do ar por cerca de dois dias. Esse foi o segundo ataque à instituição em menos de duas semanas. 

A ABI afirmou ontem que vai entrar com uma queixa-crime na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil. 

Os IPs dos computadores utilizados na ação já foram identificados e estão ligados à países como Rússia, França, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.

De acordo com Andrea Penna, diretora de jornalismo da ABI, o ataque realizado pelos hackers representa uma afronta à liberdade de expressão e de opinião. 

Ainda segundo a diretora, ataques desse tipo devem se intensificar nos próximos meses devido ao período das eleições, uma vez que o momento político nacional se encontra em ebulição.

Confira todas as informações no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos