Avanço da pandemia

Chefe da Inteligência do Exército morre com suspeita de covid

Total de óbitos no Brasil ultrapassa 127 mil e doença já infectou mais de 4,1 milhões de pessoas no país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Coronavírus segue avançando globalmente. - Eduardo Maia/AL RN

O Exército brasileiro confirmou a morte do chefe do Centro do Inteligência do Exército (CIE), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, de 53 anos. A causa oficial  não foi divulgada, mas ele estava internado havia mais de uma semana com suspeita de covid-19. O jornal O Globo noticiou que fontes do Ministério da Defesa afirmaram que o general faleceu por conta da doença. 

Nesta terça-feira (8), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) confirmou que 127.464 pessoas já morreram por causa do coronavírus em todo Brasil. Em 24 horas, desde a segunda-feira (7), foram registrados 504 novas mortes. O país é a segunda nação com maior número absoluto de óbitos no mundo todo.

Na semana que se encerrou em 05/09, o Brasil conseguiu diminuir os registros de mortes. O total ficou abaixo de 6 mil casos pela primeira vez desde maio. No entanto, no mesmo período, o número de infectados se manteve acima de 260 mil, patamar que vem sendo registrado há três semanas.

Na terça-feira (8), o total de contaminados chegou a 4.162.073. Os novos pacientes somaram 14.279 no período de um dia. Globalmente, mais de 27,4 milhões de pessoas já foram contaminadas e mais de 894 mil faleceram.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho