Rio de Janeiro

Na mira

Eduardo Paes é alvo de operação do Ministério Público e vira réu em investigação

Ex-prefeito é candidato nas eleições municipais do Rio de Janeiro e ameaça reeleição de Marcelo Crivella

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ex-prefeito da capital é pré-candidato pelo DEM nas eleições municipais deste ano
Ex-prefeito da capital é pré-candidato pelo DEM nas eleições municipais deste ano - Divulgação

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) foi alvo nesta terça-feira (8) de um mandado de busca e apreensão, segundo a GloboNews. Agentes do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc), ligado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), estiveram na residência de Paes em São Conrado, na Zona Sul da capital fluminense, antes das sete da manhã.

A operação é desdobramento da denúncia de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica oferecida pelo Ministério Público e aceita pela Justiça Eleitoral, que expediu o mandado com a autorização do juiz Flávio Itabaiana. Com isso, Paes e mais quatro pessoas viraram réus.

A decisão não torna o ex-prefeito inelegível. Para ser impedido de concorrer nas eleições, ele precisa ser condenado na Justiça de segunda instância. Paes é candidato do DEM e o nome que ameaça o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), nas últimas pesquisas de intenção de voto

Leia mais: Justiça bloqueia bens de ex-prefeito Eduardo Paes e mais seis

Em nota, Eduardo Paes disse que ficou "indignado" com a ação às vésperas das eleições e disse que a medida é uma "tentativa clara de interferência do processo eleitoral - da mesma forma que ocorreu em 2018 nas eleições para o governo do Estado", quando ele também foi candidato. A defesa do ex-prefeito disse ainda que sequer teve acesso aos termos da denúncia e assim que tiver detalhes do processo irá se pronunciar.

O Ministério Público ainda não forneceu detalhes a respeito da denúncia. O juiz Flávio Itabaiana é o mesmo que está à frente do caso das "rachadinhas" envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) e o ex-assessor da família Bolsonaro Fabrício Queiroz. 

Edição: Eduardo Miranda