Coincidência?

No Twitter, Zanin cita relações entre operação da PF e Lava Jato

“Dá para imaginar por que a Lava Jato invadiu nosso escritório e pegou nosso material?”, pergunta o advogado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Cristiano Zanin, advogado de defesa de Lula, durante julgamento de recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em janeiro de 2018
Cristiano Zanin, advogado de defesa de Lula, durante julgamento de recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em janeiro de 2018 - Foto: Sylvio Sirangelo/AFP

Em sua conta no Twitter, o advogado Cristiano Zanin Martins comentou a operação da Polícia Federal desta quarta-feira (9), que levou os agentes até seu escritório com um mandato de busca e apreensão. Para o defensor, o “timing” da ação gera dúvida.

Leia Mais.: Zanin contesta motivação de juiz que autorizou a ação da PF: "Vínculado a Bolsonaro"

“Nesta semana, após quase 3 anos de batalha judicial, deveríamos começar a fazer o exame do material proveniente do acordo de leniência da Odebrecht, que foi guardado até agora com muito sigilo pela Lava Jato”, afirma Zanin. “Dá para imaginar por que a Lava Jato invadiu nosso escritório e pegou nosso material?”

Em outro tuíte, o advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembra que no último dia 31 de agosto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que André Mendonça, ministro da Justiça, explicasse o teor da cooperação internacional da Lava Jato com os EUA. “Onde alguns juízes brasileiros fizeram ‘cursos’. O prazo venceu ontem e a decisão não foi cumprida.”

O mandato utilizado pela PF para bater na porta do escritório de Zanin é assinado pelo juiz responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas. A operação tem sido alvo de críticas de Lula e seu advogado.

“Era óbvio que a Lava Jato iria promover alguma retaliação contra mim, afinal, nos últimos anos atuei incessantemente para desmascarar seus abusos. A invasão da minha casa e do meu escritório será por mim denunciada em todos os foros para que os responsáveis sejam punidos”, ameaça Zanin.

Repercussão

Entre os petistas, a ação repercutiu nas redes sociais. A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que preside o partido, criticou a operação da Polícia Federal. “Gravíssima decisão da Lava Jato de invadir a casa e o escritório do advogado que denunciou crimes e abusos de poder cometidos pela operação. Usam instrumentos da justiça para fazer retaliação política. É com violência desse tipo q se destrói o estado de direito.”

O deputado federal Enio Verri (PT-PR), líder do PT na Câmara,também comentou. “Considero a ação de busca e apreensão na casa e no escritório de Zanin um ato político desesperado de retaliação e intimidação ao seu trabalho realizado nos últimos anos, o qual tem contribuído para expor as injustiças, bem como os ataques ao Estado Democrático de Direito.”

José Guimarães (PT-CE), também deputado federal, foi irônico. “A invasão de escritórios de advocacia, incluindo o de Zanin, advogado de Lula, mostra o desespero do lavajatismo em crise. Bretas quer mostrar serviço tentando equiparar Zanin a Wassef, um dos novos desafetos dos Bolsonaros. Coincidência?”, perguntou o petista.

Edição: Rodrigo Durão Coelho